Prefeitura implanta programa Saúde na Hora que estende o horário de atendimentos na ESF do Três de Maio

O Programa Saúde na Hora, que amplia o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde, por meio do funcionamento das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), em horário estendido, será implantado nesta segunda-feira (1º), em Capivari de Baixo. A ação, desenvolvida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ocorre no ESF Três de Maio, que a partir desta segunda-feira irá funcionar em horário diferenciado das demais unidades. O funcionamento da ESF será das 7 às 12h e das 13 até às 22h.

O lançamento oficial do programa aconteceu hoje à tarde, na própria ESF, e contou com a presença da prefeita Márcia Roberg Cargnin. “A adesão ao programa Saúde na Hora reforça o comprometimento da administração municipal com o bem-estar dos cidadãos, oferecendo opções de atendimento mais acessíveis e adaptadas à rotina da comunidade. Essa medida visa não apenas melhorar a qualidade dos serviços de saúde, mas também garantir que mais pessoas possam usufruir desses benefícios de forma conveniente”, assegura a prefeita.

Além da administradora do município, os vereadores Pedro Camilo, Sebastião da Rocha Costa, Edcarla Bitencourt e Bia Alves, o secretário de Saúde Plinio Vieira e a secretária adjunta Angenise de Abreu Machado, servidores da área da saúde e moradores participaram do lançamento do programa. Serão ofertados os serviços que já são realizados no horário habitual (das 7h às 12h e das 13h às 16h), exceto o de odontologia. A Unidade atenderá de forma organizada os usuários vinculados e cadastrados na ESF Três de Maio. A iniciativa serve para promover ações de saúde em horários mais flexíveis para à população. Os atendimentos serão realizados de segunda às sextas-feiras, das 16 às 22 horas seguindo os princípios e organização do ESF.

Conforme o secretário de Saúde, Plínio Vieira, a ideia surgiu devido à necessidade da comunidade, em especial quanto ao tempo de espera para consultas médicas de rotina. “A partir desse pedido da comunidade, a gestão municipal solicitou via Ministério da Saúde o credenciamento de Equipe de Atenção Primária (EAP) e criou a Lei garantindo os profissionais para este programa. Com o credenciamento aprovado iniciou-se a implantação do novo serviço”, explica.

O Programa Saúde na Hora foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) em maio de 2019 e passou por atualizações com a publicação da Portaria nº 397/GM/MS, de 16 de março de 2020. O programa viabiliza o custeio aos municípios para implantação do horário estendido de funcionamento das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.

O financiamento federal do programa Saúde na Hora conta com um incentivo financeiro de custeio mensal por unidade de saúde e um incentivo financeiro de apoio à implantação por unidade de saúde pago em parcela única. A transferência dos incentivos de custeio mensal e de apoio à implantação está diretamente vinculada à participação do município ou Distrito Federal no programa Saúde na Hora.