Saúde Mental

APRESENTAÇÃO

Neste local funciona o Centro de Atenção Psicosocial – Caps. O O Caps é uma instituição destinada a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil. Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.

Está localizado na Avenida General Mendonça Lima, 589, centro, telefone 3623-5306, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Os atendimentos oferecidos pelo Caps são:

Consultas com dois psiquiatras, com acompanhamento dos pacientes em tratamento e terapia de grupo; Consultas com duas psicólogas, que acompanham os pacientes em tratamento e terapia de grupo com pacientes e familiares; Um enfermeiro e o coordenador, que fazem acolhimento e encaminhamento hospitalar dos pacientes; Uma artesã, destacada para terapia de grupo; Uma técnica em enfermagem, que também faz acolhimento e encaminhamento hospitalar dos pacientes.