Escola Municipal de Educação Básica Santo André

As terras da Vila Passagem que pertenciam a alguns moradores, foram vendidas a Haroldo Fernandes que, por sua vez, transformou-as num sítio, denominado Santo André, em homenagem a seu pai.
Num ritmo de crescimento acelerado do povoado, as famílias dessa comunidade, encaminharam solicitação ao senhor prefeito de Tubarão, para que fosse implantada uma escola, visando atender as necessidades do contingente estudantil local.
O então, prefeito de Tubarão, Miguel Ximenes de Mello Filho, acatou a solicitação de imediato, e, a partir do dia 7 de abril de 1986, foi fundada a Escola Municipal Santo André, sendo assim, implantado o funcionamento da 1ª e 2ª séries, num espaço alugado na comunidade, onde hoje funciona o Mercado Santo André. Nestes espaços, as séries existentes funcionavam num mesmo ambiente, sem divisórias.
A escola funcionava somente no período matutino, e contava em seu quadro funcional com uma merendeira e dois professores, os quais, além do trabalho em classe executavam também todo o trabalho burocrático.
Com o passar do tempo observou-se então a necessidade de ampliação da escola, que hoje conta com 240 alunos e 39 funcionários. A Escola Santo André é a escola da Amurel que atende o maior número de alunos Venezuelanos, totalizando 44 alunos distribuídos de Pré ao 9º ano.