Primeira verificação da situação vacinal de alunos demonstra pouca adesão dos pais

Alunos do pré-escolar ao quarto ano da EMEB Dom Anselmo Pietrulla foram o público-alvo da primeira verificação da cobertura vacinal na rede municipal de ensino, na ação da Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, que busca zerar o número de crianças e adolescentes  com cobertura vacinal incompleta.

E a situação nesta faixa escolar (até o quarto ano) não foi positiva. Das 527 crianças matriculadas, apenas 157 delas levaram a carteirinha de vacina até a escola, conforme solicitação feita aos pais dos alunos.

Portanto, 370 pais de alunos não encaminharam o documento dos filhos à escola.

Das que apresentaram a carteira aos técnicos da Vigilância, 135 estavam com a vacina em dia e 22 com vacinas em atraso.

Os pais das crianças com vacinas em atraso receberão por intermédio dos filhos um aviso para que coloquem em dia a situação. Os pais que não encaminharam as carteiras dos filhos receberão novamente o pedido para que o façam o mais breve possível.

Após as férias escolares, os alunos do 5º ao 9º ano deverão levar as carteiras ao colégio para a verificação. Desta vez, quem não estiver em dia deverá ser vacinado no próprio local, desde que os pais também tenham encaminhado a autorização.

Depois da EMEB Dom Anselmo Pietrulla, as demais escolas passarão pelo mesmo processo. A intenção da Administração Municipal  é diminuir a chance de contrair doenças evitáveis,