Moradores do bairro Caçador ganham ESF nova

A partir desta sexta-feira (22), as 3.470 pessoas usuárias do serviço da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Caçador passarão a dispor das instalações novas desta unidade de saúde municipal. A ESF própria foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (21), em cerimônia que reuniu diversas autoridades, moradores e servidores públicos. A nova estrutura é ampla e confortável e está localizada na rua Antônio Manoel dos Santos, próxima ao Centro de Educação Infantil (CEI) Betildes Silva Xavier.

A edificação tem 254 metros quadrados, divididos por dois consultórios médicos; um consultório odontológico; cinco sanitários, sendo um de uso restrito ao consultório ginecológico; salas de vacina, de triagem, de curativos, de descanso, de utilidades, de reuniões e de materiais esterilizados; depósito de macas e cadeiras de roda; espaço para uso das agentes comunitárias; copa; recepção; área de espera e agendamento e depósito de materiais de limpeza.

A obra teve um investimento de R$ 986 mil, sendo que aproximadamente R$ 686 mil são recursos próprios do Município e R$ 300 mil de emenda impositiva do Governo do Estado. Os trabalhos de construção iniciaram em junho deste ano e foram concluídos dentro do prazo estabelecido.

“Quero agradecer a empresa, na pessoa do seu Adailton Serafim, aqui presente, pela excelência da obra, acabamento, prazo certo, tudo foi muito bem executado. Meu muito obrigado. Muitas vezes a gente é responsabilizado quando há atrasos em obras, mas quero dizer que em quase todas as ocasiões, a responsabilidade por isso é do construtor e não o poder público”, disse a prefeita Márcia Roberg Cargnin, em agradecimento pelo cumprimento do contrato no prazo estabelecido.

A prefeita disse ainda que, além de melhorar as condições físicas da unidade do Caçador, quer melhorar o atendimento aos usuários por parte dos profissionais da saúde, dando a eles um melhor acolhimento e atenção.

Além da prefeita, estiveram em posição de destaque na solenidade o gerente regional de Saúde Hermes Costa Cardoso, o secretário municipal de Saúde, Plínio da Silva Vieira, a coordenadora da atenção básica, Dione Medeiros Sena Rosa, a médica Maria Zélia Baldessar, representando a Unisul, entidade com a qual a Secretaria Municipal de Saúde mantém convênio, e o pastor Osvaldo Vieira, que na condição de autoridade religiosa fez preces e orações rogando pelas condições de saúde e de atendimento aos usuários e funcionários da nova unidade.

O secretário municipal de Saúde Plínio Vieira, dentre suas considerações sobre a nova estrutura, agradeceu a todos os setores da Prefeitura que contribuíram para o célere andamento da obra a ponto dela ser entregue antes mesmo do prazo contratual.

A unidade nova da ESF Caçador faz parte do pacote de obras Transforma Capivari lançado em outubro pela atual administração. As obras que atualmente estão em execução ou com licitações lançadas ou encaminhadas representam um investimento de R$ 14,6 milhões. Somente este ano, além da ESF Caçador no valor de R$ 986 mi, já foram entregues R$ 3,3 milhões em obras. O montante abrange a pavimentação de nove ruas e a construção de duas novas salas no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).