Cinco estudantes capivarienses conquistam medalhas na Olimpíada de Matemática

Quatro alunos da rede municipal de ensino e um da rede estadual de Capivari de Baixo foram premiados com medalhas de ouro, bronze e prata pelo desempenho na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2023. O resultado é em nível regional.

O resultado foi publicado no dia 20 de dezembro. Neste ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada(Impa), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição.

Professores das escolas também receberão prêmios. Puderam participar da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuam nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

A Obmep é dividida em três níveis: 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental (nível 1), 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental (nível 2) e Ensino Médio (nível 3).

Conquistaram medalhas os seguintes alunos:

Matheus Fernandes Gomes – Medalha de ouro – EMEB Dom Anselmo Pietrulla

Isabel Vieira – Medalha de prata – EMEB Dom Anselmo Pietrulla

Vinícius Carvalho Apolinário – Medalha de Bronze – EMEB Satnislau Gaidzinski Gilho

Jerry luiz Rodrigues Cascaes – Medalha de bronze – EEB Osvaldo Pinto da Veiga

Guilherme de Zouza Brasilício – Medalha de Bronze – EMEB Vitório Marcon

“A Obmep tem importância significativa para a educação, pois é um caminho para a descoberta de novos talentos, aprimorando a matemática. Também é um momento de reflexão para os professores, já que traz uma visibilidade de algumas dificuldades dos alunos na aquisição do processo lógico-matemático. Estamos muito contentes pela conquista em nível regional desses cinco jovens da rede municipal e estadual de ensino na  18° edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas”, avalia a secretária adjunta da Educação, Maria Aparecida Teixeira.