Cantinho da Leitura é implantado nas escolas do município

O projeto Cantinho da Leitura, desenvolvido para estimular o hábito da leitura nos estudantes, foi implantado em diversas salas das escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Ministério da Educação (MEC).

No cantinho há a possibilidade de resgatar o prazer de ler e, consequentemente, viajar nos livros, assim como conhecer lugares e costumes por meio da leitura. No local, os alunos participam das histórias, através de fantoches, pinturas, desenhos, jogos e brincadeiras.

O MEC disponibilizou no final do ano passado R$ 183 milhões, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o financiamento é destinado à criação de espaços de incentivo à leitura nas salas de aula de escolas públicas. Os investimentos no Cantinho da Leitura devem estar alinhados com a faixa etária, o contexto sociocultural, o gênero e a diversidade étnico-racial dos estudantes, em conformidade com as diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A ação vai além da criação de ambientes agradáveis à leitura, busca que os estudantes tenham contato direto com os livros e estimula o hábito e o gosto de ler, colaborando para a formação de leitores. A iniciativa é considerada uma oportunidade valiosa para aprimorar o ambiente de aprendizado nas escolas. Impulsiona a alfabetização, o estímulo à leitura e o desenvolvimento infantil.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.