A importância da atividade física: hábitos saudáveis contribuem significativamente para uma melhor qualidade de vida

Mesmo com a chuva intensa no início da manhã desta terça-feira (5), os adeptos do programa Saúde e Lazer puderam participar da iniciativa no Centro de Convivência da Terceira idade. A ação normalmente é realizada na Praça Maximiliano Cardoso Pessoa (Praça da Bandeira), Centro de Capivari de Baixo, mas com os dias chuvosos e por causa do calor da época, as atividades têm ocorrido no Centro de Convivência.


O programa é oferecido nas terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, para os moradores do município. A iniciativa é voltada aos exercícios físicos que proporcionam além de um condicionamento físico mais eficaz, a convivência social, e o desenvolvimento psicológico e fisiológico. A atividade física remete à independência, promove o bem-estar e faz com que aqueles que a realizam tenham mais qualidade de vida.


A prática da atividade física é essencial para o bem-estar e a manutenção da saúde em todas as fases da vida. Para pessoas na terceira idade, grupo que mais procura o serviço no município, ela torna-se ainda mais importante. Há melhoras na qualidade de vida e proporciona um envelhecimento mais saudável.


Conforme Maria Albertina dos Santos Padilha, a Tina, de 67 anos, integrante do programa, sempre é tempo de começar a usufruir dos benefícios dos exercícios físicos. “Praticar atividade física é tão importante, que qualquer tempinho que se tenha para se exercitar já faz diferença, porque é melhor do que ficar parado”, afirma.


Como envelhecer é um processo que ocorre aos poucos, quanto mais cuidar da saúde física e mental, menores serão as chances de ter doenças crônicas, aquelas doenças que necessitam de um acompanhamento por maior tempo, como diabetes, hipertensão, entre outras. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a partir dos 65 anos, seja uma atividade física moderada, de preferência em grupo, em intensidade que varia de acordo com as condições de saúde e de mobilidade de cada pessoa.


De forma geral, por semana, são suficientes 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa. Para todas as idades, o aumento do tempo de atividade física potencializa os resultados.