Trânsito é liberado na ponte do bairro Santo André

A ponte na avenida Nilton Augusto Sachetti, no bairro Santo André, foi liberada para o trânsito de veículos leves na noite desta segunda-feira (6) após a conclusão das principais etapas das obras emergenciais de recuperação estrutural das duas cabeceiras. Os trabalhos começaram há 15 dias e vêm sendo realizados pela empresa Real Construções.

Nesses últimos três dias, foram feitas as cortinas de concreto em cada lado da ponte que vão servir de contenção dos materiais das cabeceiras. Em seguida, foi realizado o adensamento com terra e a compactação dessa base.

Com esses serviços finalizados, foi permitido a liberação do tráfego no local. Ônibus, vans e carros foram liberados para passar normalmente pela travessia. Motociclistas, ciclistas e pedestres já estavam transitando, graças ao esforço da empresa responsável pela obra que, a pedido da Administração Municipal, havia feito passarelas nas duas cabeceiras da ponte.

As obras emergenciais ainda não foram totalmente concluídas. Os materiais usados nas cabeceiras ficarão expostos por um período de sete dias para que haja a compactação. Neste período, o tráfego de veículos no local vai contribuir para isso. Após este prazo será colocada uma camada de asfalto nas cabeceiras e feito o devido acabamento.

Por isso, a Prefeitura solicita muita atenção aos motoristas ao trafegarem pelo local, pois o solo sem a capa asfáltica facilita à derrapagem.

“Não foi uma situação prevista por nós, mas por uma atitude responsável através de avaliações de engenheiros, tivemos que interditá-la. Contratamos uma empresa que disse que em torno de 20 a 30 dias terminaria a obra e, graças a Deus, mesmo com as chuvas, terminaram em 15 dias. Então, a gente tem hoje um sentimento de dever cumprido com a população”, destacou a prefeita Márcia Roberg Cargnin.

As obras emergências nas cabeceiras da ponte do bairro Santo André começaram no dia 23 de outubro. Os trabalhos foram necessários após a estrutura ficar comprometida com os danos causados pelas fortes chuvas no início do mês passado. A estrutura foi interditada pela Defesa Civil de Capivari de Baixo no dia 7 de outubro.

Desde que o problema foi constatado, a Administração Municipal vem trabalhando com responsabilidade e agilidade, dentro da legalidade, para resolver a situação de forma definitiva. O valor total da obra é de R$ 204.856,33, com recursos próprios do município.