Plano de ação para combate ao Aedes aegypti em Capivari de Baixo é discutido

Atenta ao aumento de casos de dengue em Santa Catarina, a prefeitura de Capivari de Baixo promoveu nesta quarta-feira (20), uma reunião de alinhamento multissetorial de estratégias para combater a doença transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito vetor, que transmite também o chikungunya e a zika.

Participaram do encontro o secretário de Saúde, Plínio Vieira; o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública, Adam Dutra Machado; secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Jorge Luiz dos Santos Filho, representantes do gabinete da prefeita, vigilância sanitária, agentes de endemias, coordenadoria de planejamento e representantes do setor jurídico da administração municipal.

O vetor está adaptado ao clima. O Estado tem apresentado um período de intenso calor e com chuvas significativas. O que torna o ambiente propício para a reprodução e proliferação do mosquito. Na região até o último dia 31, foram encontrados focos em: Capivari de Baixo (1), Braço do Norte (8), Grão-Pará (4), Gravatal (3), Imaruí (1), Imbituba (6), Laguna (3), Pescaria Brava (1), Sangão (1), São Ludgero (58) e Tubarão (2).

A fiscal de vigilância sanitária, Josiane Antunes destaca que o objetivo do município é evitar o foco do mosquito. Ela também pontua que com o trabalho conjunto será possível impactar a população no sentido de educar quanto ao controle e eliminação dos focos do mosquito. Entre as ações que devem ser tomadas está a de regularizar a cobrança da limpeza dos terrenos particulares, onde os proprietários não o fazem.

Entre as ações já realizadas para combater a doença, as equipes de agentes de endemias e vigilância sanitária têm promovido visitas técnicas às residências, a promoção de atividades de educação em saúde com os moradores e o controle vetorial por meio da análise semanal dos dados sobre a incidência de casos de doenças transmitidas pelo mosquito. Na reunião, a equipe técnica apresentou o cenário epidemiológico na cidade e nos municípios da Amurel.

Para evitar a proliferação do mosquito, é fundamental que a população colabore, em esforço conjunto, eliminando recipientes que possam acumular água parada, local ideal para a reprodução do Aedes Aegypti. A dengue é uma doença grave, que pode levar à morte, principalmente em casos de dengue hemorrágica. Além disso, a doença pode se tornar uma epidemia, afetando milhares de pessoas em uma região.

É importante promover a limpeza de calhas, piscinas e locais que possam acumular água. Baldes e pneus são considerados os objetos onde o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados. Também é necessário manter a limpeza de quintais, conservar a caixa d’ água sempre fechada, os lixos mantidos em sacos plásticos e a lixeira fechada. Além de pratinhos de plantas, com areia.

Para fazer denúncias , a orientação é para que a pessoa compareça ao setor de endemias, anexo à Vigilância em Saúde, na ESF Centro 2, Rua João Ernesto Ramos, 110, Centro, telefone: 3623-4837.