Passados 30 dias do início do ano letivo, rede municipal de ensino contabiliza 2.759 mil alunos em sala de aula

Completa nesta quinta-feira (14) um mês de atividades no ano letivo 2024 da rede municipal de ensino.  A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo contabiliza hoje 2.759 alunos matriculados nas 14 unidades escolares da rede municipal. O ano letivo iniciou com 2.707 alunos, portanto, em 30 dias, 52 novos alunos foram matriculados na rede.

Eles estão distribuídos da seguinte forma: 701 crianças de até 3 anos; e 471 alunos do Pré (4 e 5 anos), totalizando 1.172 alunos na Educação Infantil.

No Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) estão matriculados 1.023 alunos. Já no Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º) 564 estão estudando. Somados os dois grupos, o Ensino Fundamental alcança 1.687 estudantes.

As crianças do Berçário I e Berçário II ocupam 23 salas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. As crianças do Pré I e Pré II de 4 a 5 anos de idade, ocupam 21 salas de aula.

Os 1.023 estudantes do Ensino Fundamental 1 estão distribuídos em 46 salas de aula. E os 564 alunos do Ensino Fundamental 2 estão acomodados em 25 salas, nas cinco escolas de Ensino Básico.

‘

Vagas disponíveis e lista de espera

Hoje, quinta-feira (14) não há nenhum aluno de 4 e 5 anos fora da escola por falta de vaga na rede municipal de ensino. Pelo contrário, há vagas disponíveis em algumas turmas de Pré 1 e Pré 2 (4 e 5 anos), fase em que as crianças já são obrigadas a estarem na escola.

“Temos vagas em algumas turmas. E quando não há, nossa lista de espera está sempre atualizada e procuramos acomodar os estudantes o mais rápido possível. Hoje, por exemplo, não temos nenhum aluno à espera de vaga no Pré 1 e no Pré 2. Claro que essa é uma situação que pode mudar em apenas algumas horas, mas o importante é que sempre estamos atentas e empenhadas em abrir as vagas necessárias”, garante a secretária de Educação, Marinélia Bonelli Fernandes.

Tempo integral

A novidade neste ano é que o Município aderiu ao programa Escola em Tempo Integral, do governo federal, e implantou duas turmas de 25 alunos cada. Ambas funcionam na EBM Dom Anselmo Pietrulla.