Nota de esclarecimento acerca da obra da cabeceira da ponte Stélio Cascaes Boabaid

Na reunião realizada em 22 de novembro, na sede da Amurel, a empresa responsável pelos trabalhos de pavimentação em concreto na cabeceira da Ponte Dr. Stélio Cascaes Boabaid, em Capivari de Baixo, discutiu as questões identificadas durante os ensaios de controle tecnológico conduzidos pela JR Construções. Esses testes revelaram deflexões significativas de até 70 cm no solo de fundação, após a conclusão da terraplanagem e compactação do subleito.

Os resultados obtidos representam um risco considerável de futuras falhas estruturais, caso o solo não seja reforçado adequadamente. Variações entre 50 cm e 70 cm nesse tipo de ensaio sugerem uma capacidade insuficiente de suporte do solo, o que pode levar a problemas sérios no pavimento. Isso levanta a necessidade de considerar alternativas, como a substituição por material de maior capacidade de suporte, para mitigar esses riscos.

Diante da constatação inicial da inadequação do solo para continuidade dos serviços planejados, ficou decidido que novos ensaios serão realizados para confirmar as informações apresentadas. O objetivo é buscar soluções rápidas para reforçar o solo de fundação ou identificar alternativas viáveis que garantam a segurança e qualidade da obra em andamento.

É importante destacar que a reunião foi solicitada pela Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo, que atua como ente fiscalizador dos trabalhos, a Amurel, entidade responsável pela elaboração dos projetos da cabeceira e a JR Construções, empresa vencedora do processo licitatório e com a responsabilidade da execução dos trabalhos definidos pelo cronograma.