No Dia Mundial do Autismo, Secretaria de Educação reforça o compromisso com a educação especial

O aluno da rede pública municipal de Capivari de Baixo, Vinícius Farias Bitencourt, de 4 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esteve nesta terça-feira (2), secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, acompanhado da equipe multifuncional da Escola Municipal Stanislau Gaidzinski Filho, Eliete Furlaneto Martins e Rosane Santos, e de sua mãe Jéssica Farias da Silva. No encontro foi abordada a alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Esporte Marinélia Bonelli Fernandes, a secretária adjunta Maria Aparecida Teixeira e a diretora de ensino fundamental Aline Bitencourt, participaram da reunião. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para conscientizar e chamar a atenção da sociedade para o TEA.

Conforme a equipe Multifuncional, para superação dos obstáculos diários, o relacionamento da família com a escola é fundamental para o processo de aprendizagem dos estudantes com TEA. O acolhimento dos familiares pela unidade de ensino também contribui para a eficácia das abordagens pedagógicas para além da sala de aula.

O TEA é um distúrbio neurológico que se caracteriza por um desenvolvimento atípico, podendo se manifestar através de déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos, e também restrição de interesses e atividades. O processo para diagnóstico da criança deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, envolvendo psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psiquiatra e neurologista.

O autismo não é uma doença, mas uma condição de existência, que a pessoa tem um desenvolvimento neurofisiológico considerado diferente e atípico. É um modo diferente de se expressar e reagir consigo mesmo e com a sociedade.