Furto de fios de telefonia provoca interrupção de serviços públicos

O furto de fios de telefonia é um crime que tem gerado grande número de ocorrências no município e causado transtornos para órgãos públicos que oferecem serviços essenciais, empresas privadas e população. Nos últimos dias, por exemplo, ações criminosas dessa natureza provocaram a interrupção das linhas telefônicas do Pronto Atendimento, dos Estratégias Saúde da Família (ESF) Otto, Paraíso, Santa Lúcia e Santo André. Unidades de saúde localizadas em bairros distintos.

O atendimento também foi impactado nesta semana na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua João Goulart, 329, no Centro. No local são realizados serviços na área de Defesa Civil, Trânsito, Junta Militar, Procon, Sine, Identidade, Assessoria do Bem-Estar Animal e Iluminação Pública. Servidores da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia já realizaram vários chamados para o restabelecimento dos serviços.

A companhia de telefonia trabalha para restabelecer os serviços oferecidos aos órgãos públicos, empresas privadas e moradores dos bairros Centro, Caçador, Paraíso, Santa Lúcia e Santo André. Anteriormente, o ESF do bairro Vila Flor também teve os fios de telefone furtados, porém os serviços já foram restabelecidos.

A fiação de telefonia, o cobre, tem um valor econômico expressivo. O código penal prevê como furto qualificado, com pena de reclusão de dois a oito anos e multa. Para quem recepta esse material, existe a figura da receptação qualificada, o cidadão deveria saber que esse material não pode ser comercializado. A pena para as pessoas que compram esses materiais é de três a oito anos de prisão.

Além dos transtornos causados pelas ocorrências no sistema, o furto de fios de cobre pode causar acidentes graves, provocando ferimentos irreversíveis como amputações de membros ou, até mesmo, levar à morte. Ainda não há previsão de quando o serviço será normalizado. Os atendimentos deverão ser solicitados somente de forma presencial. A medida visa garantir que os atendimentos possam ser realizados de forma adequada até que a situação seja solucionada.

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