ESFs estendem horário de atendimento para facilitar acesso da população
Com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, as unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Caçador, Três de Maio e Santa Lúcia atenderão em alguns dias específicos em horário estendido até às 20h, ou no sábado, das 8h às 16h. Os locais oferecem curativos, administração de medicamentos, orientações e outros procedimentos.
A ação será realizada nesta quarta-feira (13), até às 20h, no ESF Três de Maio e no próximo dia 23, das 8 às 16h, na ESF Santa Lúcia. Nesta segunda-feira (11), o horário estendido de atendimento ocorreu na ESF Caçador. Esta unidade, por exemplo, atende um número significativo de famílias no município. O local foi inaugurado em dezembro do ano passado. Antes a unidade funcionava em imóveis alugados.
O intuito maior da Secretaria de Saúde para a ação estendida é possibilitar o atendimento priorizado àqueles moradores que trabalham durante todo o dia e não têm condições de comparecer ao ESF no horário normal de serviço. A extensão do horário de atendimento é uma importante medida para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Com essa iniciativa, busca-se oferecer serviços de qualidade em horários mais acessíveis, garantindo um atendimento ágil e eficiente. A expectativa é que essa iniciativa contribua para a melhoria da saúde pública do município.
A ação é realizada em alusão ao Março Lilás, que é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). As ESFs Caçador, Três de Maio e Santa Lúcia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram ações específicas para as mulheres do município.
Além da ESF Caçador, o Município possui as ESFs Otto, Centro 1, Centro 2, Santa Lúcia, Três de Maio, Ilhotinha, Vila Flor e Santo André. Além das extensões no bairro Alvorada e no bairro Paraíso.