Eleição para o Conselho Tutelar será realizada neste domingo (1º)

A eleição para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Capivari de Baixo será realizada neste domingo (1º), das 8h às 17h. A votação ocorre em um único local, na EMEB Stanislau Gaidzinski Filho, localizada na avenida General Osvaldo Pinto da Veiga, no Centro. São dez candidatas concorrendo a cinco vagas, sendo que as demais ficarão como suplentes.

Estão aptos a votar os eleitores que estão com seu cadastro em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho de 2023. O voto é facultativo e secreto para essa eleição. Para votar, basta comparecer ao local munido de documento de identificação com foto e o título de eleitor. Em Capivari de Baixo, a votação será em urna eletrônica. Cada eleitor realiza um voto em um candidato, cujo número possui três dígitos.

A eleição é coordenada por uma Comissão Especial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Capivari de Baixo. A fiscalização fica a cargo do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com apoio operacional do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

A apuração e a totalização dos votos são de inteira responsabilidade da Comissão Especial. As conselheiras tutelares eleitas exercerem seus postos por quatro anos. O Conselho Tutelar tem como função de garantir e zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, e atendê-los quando necessário.

Transporte público aos eleitores

A Prefeitura de Capivari de Baixo vai disponibilizar ônibus para o transporte gratuito de eleitores no dia da votação. O serviço atende a uma recomendação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Será disponibilizado um ônibus que sairá em quatro horários diferentes, saindo da Ilhotinha (CEI Amélia Zanela Machado), passando pelo ESF Vila Flor, igreja católica do bairro Três de Maio, Bairro Caçador (Star Clube) e deixando os eleitores na EMEB Stanislau Gaidzinski Filho. Em seguida o mesmo veículo buscará eleitores no bairro Santo André (em frente a escola local).

Na sequência o motorista fará o caminho inverso, para deixar os votantes nos seus respectivos bairros de origem. Este itinerário será feito nos seguintes horários: às 8h, 10h, 13h e 15h.

A logística de transporte proposta pela Administração Municipal teve a anuência do promotor da Comarca o município Stefano Garcia da Silveira, que esteve em reunião nesta quinta-feira (28) com integrantes do CMDCA (foto abaixo) para tratar deste e de outros temas que envolvem a eleição para os novos conselheiros.

Candidatas

Confira a lista de candidatas ao Conselho Tutelar de Capivari de Baixo e seus respectivos números para a eleição: