Denúncias de terrenos sujos aumentam e Vigilância em Saúde alerta a população

A Vigilância em Saúde de Capivari de Baixo vem recebendo, diariamente, diversas denúncias relacionadas a mato alto, acúmulo de lixo e possíveis criadouros de mosquitos, situações que representam risco direto à saúde da população, especialmente em relação ao mosquito Aedes aegypti.

Diante desse cenário, o órgão reforça o pedido à comunidade: cada morador precisa fazer a sua parte. Manter o pátio limpo, organizado, sem recipientes que acumulem água, com o lixo devidamente acondicionado e o mato sempre aparado é uma atitude simples, mas que salva vidas. A prevenção começa dentro de casa.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Rodrigo Vargas, destaca que o combate ao Aedes aegypti não depende apenas das ações do poder público, mas da consciência coletiva.

“A Vigilância atua de forma técnica, orientativa e preventiva, mas sem o apoio da população, o mosquito encontra espaço para se proliferar. Cuidar do seu pátio é cuidar da sua família, dos seus vizinhos e de toda a cidade.”

Nesta quinta (05), a equipe da Vigilância esteve em campo realizando verificações técnicas de demandas, juntamente com a agente de endemias Deise Aguiar Venâncio, avaliando pontos de risco, orientando moradores e adotando as medidas necessárias conforme os protocolos sanitários vigentes. Esse trabalho contínuo reforça o compromisso da Vigilância em Saúde com a prevenção, o controle de endemias e a proteção da saúde pública.

Denúncias devem ser feitas pelo ouvidoria@capivaridebaixo.sc.gov.br.