Colônia de Férias dos idosos tem tarde de brincadeiras e cuidados com a saúde

Com um calendário de atividades variadas que se estenderá até a última quarta-feira de fevereiro, a programação da Colônia de Férias dos idosos oferece uma série de oportunidades de lazer e aprendizado para os integrantes dos grupos de idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade Antônio Salvato de Oliveira. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Ontem, (7), terceiro dia do evento, os participantes participaram de inúmeras brincadeiras com balões e bambolês, além de receberem cuidados de saúde como massagem, orientações de saúde e auriculoterapia. O procedimento é inspirado na terapia milenar chinesa e tem sido importante aliado da medicina brasileira. Auriculoterapia é baseada na análise da parte externa da orelha, que representa os órgãos do corpo humano. Após o diagnóstico, realizado por meio de conversa com o paciente e da análise visual e tátil, o terapeuta aplica na orelha dos pacientes agulhas (na terapia francesa) ou sementes de mostarda e outros (na terapia chinesa). No Centro de Convivência, o procedimento utilizado foi o de sementes de mostarda.

A prefeita Márcia Roberg Cargnin, participou do evento e salientou que a colônia ocorre pela primeira vez no município. “É um projeto piloto que tem dado muito certo. A ação tem sido bem aceita pelos integrantes e vista com bons olhos por outros municípios”, enfatizou.

O Município já possui uma Colônia de Férias destinada ao aos alunos da rede municipal de ensino e dos alunos e atletas das escolinhas municipais de esporte e, neste ano, optou por inovar e lançou uma programação diferenciada voltada aos idosos. A proposta do projeto é proporcionar a esse público a prática de atividades recreativas e de saúde com foco na qualidade de vida. O intuito é promover a socialização desse grupo e levá-los a reviverem momentos de brincadeira.

O Centro de Convivência da Terceira Idade fornece aos participantes atividades como: grupos de convivência, oficinas, excursões turísticas e bailes temáticos, que têm por foco contribuir no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. O Centro de Convivência funciona na rua Monteiro Lobato, no Centro.