Cartilha do programa Penso, Logo Destino (PLD) é entregue aos alunos da rede municipal de ensino

Uma reunião com a comissão interinstitucional de apoio ao programa Penso, Logo Destino (PLD) de Capivari de Baixo, com a coordenação regional do programa idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) foi realizada no início da manhã desta quarta-feira (6). O coordenador regional da iniciativa do IMA, Marcelo Dalpiaz Dagostin, apresentou “A cartilha do bem, aprendendo a cuidar do meio ambiente”, que servirá de material didático para alunos de 4ª e 5ª séries das escolas do município.

Marcelo destacou que a ação será feita em 12 municípios da região e, Capivari de Baixo, foi o primeiro a receber a cartilha. “Esse trabalho ocorre há alguns anos e temos alcançado ótimos resultados. Ao longo deste mês percorreremos todas as prefeituras vinculadas ao projeto”, explica.

Após o encontro na sede da administração municipal, o material foi apresentado aos alunos e professores da Escola Municipal de Educação Básica Dom Anselmo Pietrulla. Os estudantes foram orientados a realizarem o descarte correto do lixo. Ao longo da semana, a cartilha será entregue em outras escolas do município.

Em Capivari de Baixo, há diversos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para o descarte de eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Trata-se do Ginásio Municipal Poliesportivo Juan Manuel dos Santos, no CentroE a Central de Atendimento ao Cidadão.

Já as pilhas e baterias, além do PEV no ginásio, também podem ser entregues nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), nos Centro de Educação Infantil (CEIs), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Vigilância em Saúde e no Pronto Atendimento.

Tema gera discussões

A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os Estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

Os produtos sem uso não podem ser colocados no lixo comum. O perigo no descarte errado desses objetos está na poluição que podem gerar ao meio ambiente. Além disso, podem ocasionar acidentes durante o manuseio pelos coletores de lixo.

O PLD foi idealizado pelo IMA com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e conta com a adesão de 149 municípios catarinenses. A ação tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o Estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

O PLD tem a meta de conquistar até o final deste ano a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.