Ouvidoria

Através deste serviço o cidadão pode fazer denúncias, reclamações, solicitações, sugestões ou elogios à administração municipal. Este serviço atende ao que preconiza o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União

Fornecimento de água

Se você tiver qualquer problema no recebimento de água, quer fazer alguma reclamação, sugestão ou comunicado, deve procurar a Águas de Capivari, localizada na Avenida Nereu Ramos n° 234, aberta das 8h às 12h e das 13h às 17h30min Centro, Capivari de Baixo, telefone (48) 3623-5075. Isso também pode ser feito pelo e-mail atendimentocapivari@atlanstissaneamento.com.br. O telefone de plantão para casos de emergências é 9-9690-1212.

2ª via de faturas de água

No link abaixo você poderá imprimir a segunda via da sua fatura de água com mais comodidade.A empresa prestadora do serviço também atende presencialmente na Av. Nereu Ramos, 234, Centro, das 08 às 12 e das 13h30min às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone do local é  (48) 3623-5075

Iluminação pública

Se na sua rua há algumas lâmpadas queimadas na iluminação pública, saiba como prosseguir com o requerimento.

A manutenção da iluminação pública é de responsabilidade da prefeitura. Portanto, a substituição de lâmpadas queimadas ou qualquer tipo de manutenção dependerá de que o cidadão faça seu registro do pedido e solicitar serviços, nos canais que temos disponivel ( telefone, aplicativo ou site ).

Por que a iluminação pública é cobrada na fatura de energia elétrica?

A exploração dos serviços de iluminação pública, que compreende a manutenção e ampliação do sistema, é de competência das prefeituras municipais, sendo que os recursos necessários são provenientes da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública – COSIP, instituída pela Emenda Constitucional no 39/2002, de 20 de dezembro de 2002. Os valores cobrados são definidos por meio de lei municipal, e o valor é inserido nas faturas de energia elétrica, mediante assinatura de convênio com as distribuidoras de energia.

 

Farmácia Básica Municipal

A unidade oferece orientação farmacêutica e distribuição de medicamentos básicos e especiais, o que visa à distribuição de 125 tipos de remédios. Funciona na Rua João Rodrigues Martins, 34, com horário de funcionamento das 7h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. O telefone de contato é 3623-0287.

Programa de Combate à Dengue

O Programa de combate a dengue conta com o trabalho de duas agentes de campo que atuam na prevenção da dengue, fazendo com que não haja a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Este trabalho consiste na forma preventiva, pois, no município a doença ainda não existe.
Existem 87 armadilhas no município, distribuídas pelos bairros e inspecionadas de 7 em 7 dias, onde há a verificação da possível presença de larvas ou pupas do mosquito. Quando e se encontradas, estas larvas ou pupas são enviadas para a 20ª Gerância Regional de Saúde de Tubarão para que seja efetuada a identificação das espécies no laboratório.
Além das armadilhas (ARM), existem também os pontos estratégicos (PE) e os pontos estratégicos de armadilhas (PE de ARM). São colocados pontos estratégicos em borracharias, cemitérios, floriculturas, ferros-velhos, pois os mesmos já oferecem depósitos de água em seu próprio ambiente, e posteriormente possíveis criadouros do mosquito. Nestes locais, as inspeções são realizadas de 15 em 15 dias. Os pontos estratégicos de armadilhas são implantados em locais onde além de inspecionar a armadilha semanalmente, e mensalmente todo o terreno..
Todas estas atividades citadas acima são atividades de rotina, para as quais é elaborado um itinerário com os bairros, nomes de ruas, números e caracterização das residências, comércios, entre outros a serem visitados por cada agente.
É realizada também as Pesquisas Vetoriais Especiais (PVE), que são as denúncias feitas pela população, ou quando as próprias agentes observam ou presenciam uma situação que necessita de uma investigação/estudo.
Quando há o surgimento de um foco do mosquito Aedes aegypti (forma aquática) é feito uma Delimitação de Foco (DF), onde é aberto um raio de 300m a partir do local onde foi encontrado o mesmo. Em todo este estorno são realizadas inspeções em todas residências, terrenos baldios, comércios, o que chamamos de operação “pente fino”. Após essa etapa, de dois em dois meses durante um ano é feito este mesmo processo em todos os locais que já foram visitados, que é o Levantamento de Índice e Tratamento (LI +T) reforçando a importância da prevenção da dengue em todas as suas formas.

Centro de Atenção Psicosocial – Caps

O Caps é uma instituição destinada a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil. Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.

Atendimento domiciliar (Progr Melhor em Casa)

Atualmente o município de Capivari de Baixo contempla um número de idosos significativo, 2.257 idosos (20ª GERSA /2013), assim como pacientes em processo pós-cirúrgico, doenças crônicas e agudas, tratamentos de úlceras, com nutrição parenteral, acidente vascular cerebral (AVC), pessoas que sofreram acidente automobilístico e entre outros casos. O número de pessoas dependentes de cuidados é aproximadamente 150 pessoas. O objetivo geral deste serviço é reorganizar o processo de trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial e hospitalar, oferecendo uma atenção humanizada com redução da demanda por atendimento hospitalar e redução do período de permanência de usuários internados, bem como a ampliação da autonomia dos usuários.