Atendimento domiciliar (Progr Melhor em Casa)

Atualmente o município de Capivari de Baixo contempla um número de idosos significativo, 2.257 idosos (20ª GERSA /2013), assim como pacientes em processo pós-cirúrgico, doenças crônicas e agudas, tratamentos de úlceras, com nutrição parenteral, acidente vascular cerebral (AVC), pessoas que sofreram acidente automobilístico e entre outros casos. O número de pessoas dependentes de cuidados é aproximadamente 150 pessoas. O objetivo geral deste serviço é reorganizar o processo de trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial e hospitalar, oferecendo uma atenção humanizada com redução da demanda por atendimento hospitalar e redução do período de permanência de usuários internados, bem como a ampliação da autonomia dos usuários.


É importante saber
Exige apresentação de documentos

Informações Adicionais
Equipe
Composta por: enfermeiro; fisioterapeuta; médico clínico geral; técnico de enfermagem
Objetivos específicos
• Programar as ações de Atenção Domiciliar no município de Capivari de Baixo; • Diminuir complicações e internação hospitalar, e evitar reinternações; • Informatizar os prontuários dos pacientes, para avaliar e organizar o Serviço de Atenção Domiciliar - SAD; • Assistir e apoiar a família, ajudando-a a assumir atribuições com o familiar acometido, incentivando no desenvolvimento da responsabilidade, com relação à saúde e ao autocuidado em saúde; • Implantar grupo de cuidadores, visando acolhimento e educação em saúde; • Estabelecer e estimular mecanismos de integração entre a rede de serviços de saúde e a família, dentro de uma abordagem sistêmica de cuidados à saúde; • Realizar educação permanente para os profissionais de saúde, a partir de seminários, oficinas e capacitações; • Buscar a melhoria da qualidade de vida através do suporte psicossocial e ação interdisciplinar, objetivando oportunidades de contato humano e convívio solidário.
Quem pode usufruir do serviço
A atenção domiciliar estará indicada aos pacientes acamados semi-acamados ou grande dificuldade de deambular, conforme descritos a seguir: • Demanda por procedimentos de maior complexidade, que podem ser realizados no domicilio, tais como: curativos complexos e drenagem de abscesso, entre outros; • Dependência de monitoramento frequente de sinais vitais; • Necessidade frequente de exames de laboratório de menor complexidade; • Adaptação do paciente e/ou cuidador ao uso do dispositivo de traqueostomia; • Adaptação do paciente ao uso de órteses/próteses; • Adaptação de pacientes ao uso de sondas e ostomias; • Acompanhamento domiciliar em pós-operatório; • Reabilitação de pessoas com deficiência permanente ou transitória, que necessitem de atendimento contínuo, até apresentarem condições frequentarem serviços de reabilitação; • Uso de aspirador de vias aéreas para higiene brônquica; • Acompanhamento de ganho ponderal de recém-nascidos de baixo peso; • Necessidade de atenção nutricional permanente ou transitória; • Necessidade de cuidados paliativos; • Necessidade de medicação endovenosa ou subcutânea; • Necessidade de fisioterapia semanal.
A quem o serviço não é indicado
A Atenção Domiciliar não estará indicada, quando: • Necessidade de monitorização contínua; • Necessidade de assistência contínua de enfermagem; • Necessidade de propedêutica complementar, com demanda potencial para realização de vários procedimentos diagnósticos, em sequencia, com urgência; • Necessidade de tratamento cirúrgico em caráter de urgência; • Necessidade de uso de ventilação mecânica invasiva continua.
Alta do Serviço de Atendimento Domiciliar
A evolução do caso pode resultar nos seguintes desfechos: melhora do quadro, piora e óbito. No caso de melhora com estabilização do quadro, o SAD irá encaminhar o paciente para os cuidados da equipe da Atenção Básica. Em caso de piora, o paciente será encaminhado para o Pronto Atendimento.
Orientações sobre solicitação de oxigênio
Solicitação de oxigênio domiciliar • Copia do RG, CPF, CNS e comprovante de residência do paciente e responsável; • Gasometria arterial do paciente; • Ficha de solicitação de oxigênio preenchida pelo medico; Entregar esses documentos no Posto Central para equipe EMAP; A equipe tem prazo de 48h para instalar o oxigênio, o município vem trabalhando de duas, cilindro que seria primeiro momento e depois com concentrador; Fica de responsabilidade do paciente a aquisição do manômetro, fluxo metrô e unificador. O município não trabalha com cilindros de transporte (pequenos) esse tipo de cilindro é de responsabilidade do usuário, o município realiza a recargar deste cilindro adquirido pelo usuário;
Solicitação de bolsa de colostomia
• Copia do RG, CPF, CNS e comprovante de residência do paciente e responsável; • Ficha de solicitação preenchida pelo medico; Este material é entregue pelo estado, porem o município fica com a responsabilidade de cadastro e entrega deste material fornecido pelo estado.
Solicitação de materiais descartáveis
• Copia do RG, CPF, CNS, comprovante de residência do paciente e responsável e comprovante de renda de todos moradores da casa; • Ficha de solicitação preenchida pelo medico; Será realizado visita domiciliar e estudo sócio econômico, para possível entrega do material solicitado.
Soraldas geriátricas e infantis descartáveis
• Copia do RG, CPF, CNS, comprovante de residência do paciente e responsável e comprovante de renda de todos moradores da casa; • Ficha de solicitação preenchida pelo medico, descrevendo problema de saúde do paciente; Será realizado visita domiciliar e estudo sócio econômico, para possível entrega do material solicitado.
Solicitação de alimentação por sonda
• Copia do RG, CPF, CNS e comprovante de residência do paciente e responsável; • Ficha de solicitação preenchida pelo medico e nutricionista; Este material é entregue pelo estado, porem o município fica com a responsabilidade de cadastro e entrega deste material fornecido pelo estado.
Fornecimento de utilitários para acamados
Entende-se por utilitários, objetos como papagaio, comadre, cadeiras de rodas, camas hospitalares e cadeira de banho; • Cópia do RG, CPF, CNS, comprovante de residência do paciente e responsável e comprovante de renda de todos moradores da casa; Será realizado visita domiciliar e estudo sócio econômico, para possível entrega do material solicitado.
Curativos Domiciliar
• Copia do RG, CPF, CNS e comprovante de residência do paciente e responsável; • Solicitação de curativo (pode ser pelo Medico, pela Enfermeira do ESF e ate pelo Hospital). Para os pacientes acamados, os curativos são de segunda a segunda-feira, para os pacientes pós-operatórios será somente nos finais de semana, ou conforme avaliação da equipe. O município conta hoje com oito tipos de curativos especiais para acelerar a cicatrização. Sendo eles: Saf-gel, Aquacel de prata, Protosan, Gases de Rayon, Óleo de pielsana, Comfeel plus, Biatain ibu e Polymen. Para uso do curativo especial, será avaliado pelo Enfermeiro Israel, onde o mesmo direcionar o produto mais adequado para o tratamento.
Internação Domiciliar
• Copia do RG, CPF, CNS e comprovante de residência do paciente e responsável; • Solicitação de internação domiciliar pelo medico do ESF ou pelo medico do hospital. Será realizada internação conforme protocolo, após melhora do quadro será encaminhado para ESF ou quando piora encaminhado para hospital.

Documentos
Documento Apresentação Vias(s)
Cópia do RG, CPF, CNS e comprovante de residência do paciente e responsável;Original1

Órgão / Entidade responsável
  • Secretaria da Saúde -
  • Rua Tarcísio Vilella (Anexa ao antigo PA 24 Horas), 1450 - Caçador
  • (48) 3623-1846 - Principal
  • (48) 3623-1625 - Fax
  • saude@capivaridebaixo.sc.gov.br

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos