Atendimento no domicílio p/ pessoas com deficiência e idosas

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas é um Serviço da Proteção Social Básica que tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e idosas, a partir de suas necessidades, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento. Este Serviço deve contribuir com a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoas idosas à rede socioassistencial, bem como aos serviços de outras políticas públicas, entre elas educação, trabalho, saúde, transporte especial e programas de desenvolvimento de acessibilidade, serviços setoriais e de defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação. Quais os objetivos do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas? • Prevenir agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares e sociais; • Prevenir confinamento de idosos e/ou pessoas com deficiência; • Identificar situações de dependência; • Colaborar com redes inclusivas no território; • Prevenir o abrigamento institucional de pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas com vistas a promover a sua inclusão social; • Sensibilizar grupos comunitários sobre direitos e necessidades de inclusão de pessoas com deficiência e pessoas idosas buscando a desconstrução de mitos e preconceitos; • Desenvolver estratégias para estimular e potencializar recursos das pessoas com deficiência e pessoas idosas, de suas famílias e da comunidade no processo de habilitação, reabilitação e inclusão social; • Oferecer possibilidades de desenvolvimento de habilidades e potencialidades, a defesa de direitos e o estímulo à participação cidadã; • Incluir usuários (as) e familiares no sistema de proteção social e serviços públicos, conforme necessidades, inclusive pela indicação de acesso a benefícios e programas de transferência de renda; • Contribuir para resgatar e preservar a integridade e a melhoria de qualidade de vida dos (as) usuários (as); • Contribuir para a construção de contextos inclusivos.

R. Monteiro Lobato, 803 – Centro, Capivari de Baixo – SC, 88745-000, fone 3623-4726


É importante saber
Oferece atendimento presencial
Está amparado por Lei

Como solicitar?
Presencialmente


Cras


De segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, com intervalo para almoço das 12h às 13h
R. Monteiro Lobato , 803, Centro
88745-000
Fone 3623-4726

Passo a Passo

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Atendimento inicialmente presencial. Posteriormente, agendado e orientado pelas profissionais.

Legislação relacionada
Norma Municipal: Cartilha do MDS
http://www.mds.gov.br/webarquivos/assistencia_social/caderno_PSB_idoso_pcd_1.pdf

Órgão / Entidade responsável
  • Centro de Referência de Assistência Social - Cras -

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos