Abastecimento da merenda escolar é realizado periodicamente

Com o propósito de oferecer uma alimentação escolar equilibrada, nutritiva todo início de semana, o departamento de Merenda, da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, recebe hortifrútis que abastece os Centros de Educação Infantil (CEI) e as escolas.

Também nas segundas-feiras ocorre a entrega de alimentos lácteos nas unidades de ensino e quinzenalmente há o fornecimento de carnes para as instituições diretamente dos fornecedores. Na segunda semana do mês, o departamento faz a distribuição de alimentos secos como arroz e feijão, por exemplo. O cardápio é elaborado pela nutricionista Fabíola Koening Soares, mensalmente.

“Os produtos fazem parte dos hábitos alimentares e são necessários para o aporte nutricional das crianças e adolescentes que estão no ambiente escolar. Um cardápio especial é elaborado para os estudantes com restrição alimentar mediante laudo apresentado nas secretarias dos CEI e escolas”, destaca Fabíola.

De acordo com a nutricionista, a oferta de alimentos ricos em nutrientes propicia o aprendizado. “Nossa alimentação está bem enriquecida com frutas, verduras e vitaminas para que os alunos possam receber todos os nutrientes e dessa forma desenvolver melhor o ensino aprendizagem”, ressalta.

Nos cardápios rigorosamente elaborados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no mínimo 30% dos alimentos devem ser provenientes da agricultura familiar, conforme preconiza a lei federal 11.947, de 2009. No ano passado o índice no município chegou a 100%. O cardápio preconiza a quantidade ideal dos alimentos considerados importantes pelo Ministério da Saúde

As cozinheiras e auxiliares de cozinha recebem orientações sobre o preparo dos alimentos, higiene com as mãos e ações de prevenção. Anualmente há cursos de treinamento com a nutricionista e profissionais da Epagri. O cardápio é elaborado de acordo com as necessidades de cada faixa etária e período escolar (parcial ou integral) dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.