Contra a gripe: crianças até 12 anos podem se vacinar
A partir desta semana, crianças com até 12 anos podem se vacinar contra a influenza (gripe). A ampliação foi uma iniciativa do Ministério da Saúde e adotada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. No município, a vacina pode ser aplicada em três Estratégias Saúde da Família (ESF) Centro 2, Três de Maio e Santa Lúcia.
As salas de vacinas estão abertas das 7h30 às 11h30 e das 13 às 15h30. Nas terças-feiras, no ESF Três de Maio, a imunização ocorre das 7 às 11h30 e das 13 às 20 horas. Atualmente o município possui cobertura vacinal de 40,68%, já no Estado os números chegam a 29,9%. A recomendação do Ministério da Saúde é atingir 90% de cobertura vacinal. A campanha de imunização segue até o dia 31 de maio.
A vacinação contra a gripe previne o desenvolvimento de quadros graves e de complicações, incluindo a síndrome respiratória aguda grave, que requer internação hospitalar. A infecção pelo vírus influenza pode provocar sintomas como febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. No entanto, a doença pode ser grave principalmente para crianças pequenas, gestantes e idosos.
A vacina contra o vírus influenza não é capaz de provocar gripe. As doses são compostas por vírus inativados, portanto, não podem induzir o desenvolvimento da doença. Entre os possíveis efeitos da vacina estão uma sensação de dor no corpo ou eventual febre baixa, que tendem a desaparecer em poucos dias.
Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.