Capivari de Baixo recebe reconhecimento de boas práticas no Comac-SC por dois projetos realizados no município

Dois projetos realizados pela Prefeitura de Capivari de Baixo foram reconhecidos e premiados como exemplos de boas práticas durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC). A entrega dos certificados ocorreu nessa quarta-feira (27), em São José, onde o evento acontece.

O primeiro projeto reconhecido foi o Serviço de Acolhimento Familiar (SAF). O trabalho e os resultados da implantação do programa no município foram apresentados durante um painel pela assistente social e coordenadora do SAF, Maira de Souza, pela psicóloga Tatiana da Silva Fernandes e pela acolhedora Sione Gislon.

O Serviço de Acolhimento Familiar foi implantado em Capivari de Baixo em 2019, mas efetivado em 2021, após o arrefecimento da pandemia de covid-19. Atualmente há cinco famílias acolhedoras habilitadas, sendo que três delas abrigam crianças e adolescentes.

Outra iniciativa premiada foi “A lagarta que virou borboleta”, uma atividade desenvolvida com a turma do Berçário II do Centro de Educação Infantil (CEI) Pedra Santos de Souza, no bairro Vila Flor. A professora Josiane Martins Anacleto Silveira e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Fabíola Claudino de Farias Silveira, representaram o projeto no congresso e receberam o certificado de Boas Práticas.

Nesta iniciativa, as crianças acompanharam diariamente o processo de transformação das lagartas em borboletas em um borboletário. Os alunos ainda cuidaram da alimentação das lagartas colocando as folhas de couve no viveiro.

O Comac-SC é organizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam). O evento começou nessa quarta-feira (27) e segue até sexta-feira (29), na Arena Opus, em São José. Ao longo de três dias, serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas e debates sobre temas pertinentes à administração pública nas áreas da inovação, sustentabilidade e gestão eficiente.

Boas Práticas

O Banco de Boas Práticas é uma iniciativa da Fecam, em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCatarina), Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) e da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), e tem o objetivo de mapear as boas ações desenvolvidas nos municípios, em diferentes áreas, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para participação no evento, foram consideradas somente boas práticas realizadas nas cidades catarinenses. Os avaliadores levaram em conta sete critérios de seleção, que passam pela criatividade, replicabilidade e impacto social da medida, além do caráter inovador, envolvimento da população, economia e otimização de recursos financeiros e obtenção dos resultados almejados.