Teatro educativo marca mobilização alusiva ao Dia Nacional de Combate e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu nesta quarta-feira (15), no teatro da Escola Dom Anselmo Pietrulla, no bairro Santa Lúcia, uma peça oficina (peça teatral). O intuito foi de levar uma mensagem preventiva para os estudantes da rede de ensino do município.
A ação intitulada “18 de Maio Faça Bonito”, foi ministrada por servidores do Creas e utilizou uma narrativa de fácil compreensão, apesar da seriedade do tema. A ação mostrou às crianças e adolescentes de maneira leve e lúdica, ações preventivas contra a violência, além de orientações sobre como identificar o abuso de forma precoce, de que maneira agir e quem pode ajudar diante destas situações.
A secretária de Desenvolvimento Social Adriana da Silva, destacou que o objetivo do evento foi informar, sensibilizar e chamar a atenção para o enfrentamento e a defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida e livre do abuso e da exploração sexual. Quem souber de algum caso de violência sexual infantil, é necessário que procure o Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, ou ligar para o Disque Denúncia Nacional, de número 100”, enfatiza.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado no dia 18 de maio. A data é reconhecida como uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no país e foi instituída em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada neste mesmo dia, em 1973.
Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.