Teatro a Bordo chega a Capivari de Baixo com sua Caixola Brincante nesta sexta-feira (1º)

Promover o ato de brincar e interagir com o outro como parte integrante da nossa cultura. Este é o mote do espetáculo do Grupo Teatro a Bordo, que estará com seu caminhão-palco nesta sexta-feira (1º) e sábado (2) em Capivari de Baixo.

O veículo passará por escolas da rede municipal de ensino com o “Cortejo de Chegança dos Artistas” e depois estacionará no Parque Diamante + Energia, onde realizará atividades culturais gratuitas do Projeto Caixola Brincante, com oficinas, apresentações e brincadeiras.

Não só arte, mas também sustentabilidade viajam na bagagem deste grupo, que utiliza energia solar como fonte sustentável para o abastecimento elétrico de seus equipamentos de som e luz, além do próprio palco ser um contêiner reciclado e adaptado.

“Ao longo desses 15 anos de existência, sempre procuramos trazer para os espetáculos temas que dialogam com o público: a energia solar traz a mensagem de um mundo mais sustentável e este novo projeto vai mostrar um universo brincante presente em todos os cantos do país, que marcam a infância das nossas crianças de hoje e de ontem”, explica Douglas Zanovelli, coordenador geral e produtor do Grupo Teatro a Bordo.

O público será convidado a celebrar a cultura do brincar, participando ativamente dos cortejos pela cidade e atividades interativas, com muito movimento e dança, brincando de boi e de ciranda, adivinhando charadas e embarcando no espetáculo de teatro “Caixola Brincante” onde o jogo teatral será propulsor da socialização, promovendo a participação de todos os presentes.

“Neste projeto, o público não será passivo e sim agente transformador daquele encontro, redescobrindo o outro, o seu próprio corpo e sua relação com o mundo. Queremos vivenciar na praça corações pulsantes e movimentos brincantes!”, complementa Talita Berthi, idealizadora e produtora do projeto.

O Projeto Caixola Brincante é realizado pelo Grupo Teatro a Bordo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o apoio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Via Costeira, e apoio local da Prefeitura de Capivari de Baixo e do Parque Diamante + Energia.

Dia 1º de dezembro (sexta-feira):

8h30 – Cortejo de Chegança dos Artistas na EMEB Stanislau Gaidzinski Filho;

10h – Cortejo de Chegança dos Artistas na EMEB Dom Anselmo Pietrulla;

13h30 às 15h – Oficina de criação de bonecos “fita, papel, bonecos” (atividade para a público escolar).

Dia 2 de dezembro (sábado):

9h30 – Atividades interativas “Aquecimento das Caixolas” (apresentação de artistas locais);

10h – Teatro “Caixola Brincante”;

11h – Atividades interativas “Brincar em Todo Lugar” (brincadeiras cantadas).

Mais informações nas redes sociais do Grupo Teatro a Bordo: Instagram @teatroabordo ou no site www.teatroabordo.com.br

Fotos: Divulgação/Danielle Rosa