Servidores da Defesa Civil e da Saúde participam da capacitação Vigidesastres

Profissionais da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo, com servidores das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e agentes de Endemias, participaram nesta terça-feira (21), em Criciúma, do curso de capacitação Vigidesastres. A ação visa capacitar os funcionários nas diversas áreas para dar uma melhor resposta para vítimas em caso de desastres.

A redução do risco de desastres é uma das funções essenciais da saúde pública, que deve considerar em seu processo de planejamento, a inserção de ações para a prevenção, mitigação, preparação, resposta e reabilitação, visando reduzir o impacto dos desastres sobre a saúde pública. Estabelece que, no âmbito da saúde, a atuação em situações de desastres deve ter um enfoque integral, com relação aos danos e a sua origem, além do envolvimento de todo o sistema de saúde, e do estabelecimento de um processo de colaboração intersetorial e interinstitucional voltado para redução dos impactos de emergências ou desastres, sejam eles de origem natural ou tecnológica.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a Vigilância em Saúde Ambiental dos riscos associados aos desastres, estabelece estratégias para a atuação em desastres de origem natural e tecnológica. Dessa forma, estão os desastres naturais (inundações, seca e estiagem, deslizamentos), os acidentes com produtos químicos a emergência radiológica e a nuclear. A sua organização propõe uma atuação baseada na gestão do risco, contemplando ações de redução do risco, manejo dos desastres e recuperação dos seus efeitos. Além disso, atua na articulação das agendas de mudanças climáticas e seus efeitos à saúde humana.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.