Serviço de Acolhimento Familiar de Capivari de Baixo é apresentado em reunião na Amesc como experiência exitosa

A coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) de Capivari de Baixo, Maira de Souza, representou o Serviço na reunião técnica sobre acolhimento familiar realizada ontem (29) na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), com sede em Araranguá. Por sugestão da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Capivari de Baixo foi convidado a participar da reunião na condição de município referência em acolhimento familiar.

“A reunião tinha o intuito de apresentar um serviço com experiência exitosa para os 15 municípios da Amesc, e o nosso serviço é visto com este olhar positivo, o que muito nos orgulha. A proposta é, a partir do ano que vem, com apoio da Amesc, esses municípios criem o serviço de família acolhedora de forma regionalizada”, informa Maira.

De acordo com Maira, os governos Federal e Estadual buscam diminuir a quantidade de abrigos, e ao mesmo tempo fortalecer as políticas de acolhimento familiar. “Santa Catarina já é referência em acolhimento familiar. Nossa média estadual de acolhimento em família acolhedora é de 20%, enquanto que a média nacional fica em 7%. Mas aqui na nossa região Sul há pouquíssimos serviços, então esses encontros servem para sensibilizar os municípios para o processo de implantação do serviço”, explica Maira.

Capivari de Baixo ganhou notoriedade pelas ações que desenvolve no Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) e, por isso, foi selecionado como exemplo de boas práticas realizadas em cidades catarinenses e apresentado no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC), ocorrido em de setembro, em São José. A premiação potencializou a visibilidade do SAF de Capivari de Baixo, tornando-o numa espécie de referência para outros municípios.