Semana Pedagógica: Cláudio Damasceno Paz ministra a palestra ‘reflexões sobre o trabalho docente em sala de aula’

Com o tema ‘reflexões sobre o trabalho docente em sala de aula’, o professor universitário Cláudio Damasceno Paz deu início nesta quarta-feira (7), ao terceiro dia da Semana Pedagógica, em Capivari de Baixo. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo. Além do docente, o psicopedagogo Gelson de Jesus também ministrou uma palestra sobre inteligência emocional.

O professor universitário convidou os educadores a realizarem uma leitura do atual contexto, compreendendo as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento presentes na educação. De acordo com Cláudio, a formação integral dos educandos depende de uma postura engajada e intencional da escola, de seus educadores e de um projeto emancipador. Ele enfatizou a função social da escola nos tempos atuais e terminou a sua fala com um convite à esperança.

O evento teve início na segunda-feira (5), a palestra de abertura foi proferida pela professora Soraya Depieri. O tema abordado foi a educação frente aos desafios da inclusão escolar. Ontem, terça-feira (6), a palestrante e master coach Bruna Rozeng abordou o tema identidade e propósito. Além da master coach, o Corpo de Bombeiros também ministrou uma palestra sobre o primeiro atendimento à criança em situação de risco antes do atendimento médico.

Na quinta-feira (8), os trabalhos ocorrerão nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e escolas do município. Na sexta-feira (9), também será nas unidades escolares, onde ocorrerá o planejamento trimestral. O tema adotado pela gestão é: “A escola transformadora: cuidado, empatia e afeto na Educação”, tema este usado na abertura do ano letivo pela Undime.

A Semana Pedagógica é realizada com o objetivo de permitir que gestores e educadores se reúnam para construir planos de ação a serem executados, monitorados e avaliados ao longo do ano. A iniciativa é voltada aos professores e funcionários da rede municipal de ensino.