Saiba como funciona o descarte adequado de eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias

O descarte correto de eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias não libera espaço apenas na sua casa, mas na natureza. Destinando os equipamentos antigos ou com defeito para a reciclagem os moradores de Capivari de Baixo garantem que eles serão reaproveitados, sem riscos de acabarem no meio ambiente, contaminando fauna, flora e a saúde da população.

No município, inúmeros locais, Pontos de Entrega Voluntária (PEV), estão aptos para receber o descarte desses resíduos e você pode realizar o procedimento de forma correta. Eletroeletrônicos, pilhas e baterias podem ser deixadas no Ginásio Municipal e no Pronto Atendimento. Nas escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e nos Estratégias Saúde da Família, são pontos de coletas para descartes de pilhas e de baterias.

O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas, ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, o que significa que ele não se decompõe pode contaminar o solo e a água.

Além disso, a reciclagem de eletroeletrônicos garante que importantes matérias-primas sejam reaproveitadas pela indústria, sem a necessidade de explorar novamente o meio ambiente em busca de importantes insumos. Os resíduos eletroeletrônicos podem conter substâncias químicas perigosas à saúde e ao meio ambiente, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio. Por essa razão, o descarte incorreto provoca a contaminação do solo e da água, afetando o ecossistema e a saúde das pessoas.

A ação faz parte do Programa Penso Logo Destino (PLD), implantado em 2022, em Capivari de Baixo. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones 3621-4400 ou 3621-4437 ou ainda pelo e-mail: meioambiente@capivaridebaixo.sc.gov.br.

O PLD foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e conta com a adesão de 220 municípios catarinenses, entre eles Capivari de Baixo. A ação tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.