Projeto em CEI busca estimular a percepção visual e despertar o gosto pela arte

Três profissionais do Centro de Educação Infantil Maria Magdalena (Bairro Três de Maio) executaram um projeto com duração de uma semana que mexeu com a sensibilidade e o tato das 13 crianças do Berçário 2 da escola, alunos de 1 ano de idade até 1 ano, 11meses e 29 dias.

O projeto “pintura com plástico bolha” usou também tinta guache e papel pardo. Consistiu em colocar o plástico bolha (muito usado para embalar materiais e produtos para protegê-los de quedas ou amassados) em cima de papel pardo junto com tinta guache de várias cores.

“Compartilhar, discutir e oferecer oportunidades para que haja interações comunicacionais entre as crianças e seus colegas são maneiras importantes de construir-se caminhos, bem como construir-se o senso de coletividade em um grupo. As crianças usaram estes materiais para confeccionar uma ‘obra artística’, onde foi estimulado o equilíbrio e a sensibilidade do tato”, relatam as professoras, Thayse Matias Borges Aguiar e Thayná de Oliveira e a estagiária Paloma Garcia Ribeiro, autoras do projeto.

O projeto aplicado entre os dias 14 e 21 de março está inserido no que preconiza a Base Nacional Comum Curricular, no item “Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas”, e busca estimular a percepção visual e despertar o gosto pela arte .