Programa Protetor Ambiental inicia atividades na EMEB Santo André

Um grupo de 30 estudantes, da 4ª ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Santo André, teve a primeira aula do Programa Protetor Ambiental (PROA) – criado pela Polícia Militar Ambiental, e que já formou milhares de crianças e adolescentes em todo o estado. A iniciativa ocorre por meio da administração municipal através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo em parceria com a Polícia Militar Ambiental. A ação visa proporcionar condições de aprendizado aos discentes protetores, por meio de atividades teóricas e práticas voltadas a preservação do meio ambiente e integração social. A disciplina é ministrada pela sargento da Polícia Militar educadora ambiental, Stefani Marcelino Souza.

Durante os encontros, os estudantes irão trabalhar temas de educação ambiental, como: fauna, flora, água, pesca, agrotóxicos, resíduos sólidos, queimadas, puma, unidades de conservação entre outros temas relevantes para o município. As aulas se estenderão durante todo este mês e, após conclusão da carga horária, os discentes participarão da formatura que será realizada na segunda quinzena de agosto.

O PROA nasceu em Rio do Sul, em 1999. Ao longo da história cresceu e se desenvolveu, chegando à atualidade com grande número de alunos formados, contendo as atividades pedagogicamente definidas, padronizadas e delineadas com o propósito de contribuir na prevenção primária das agressões humanas ao meio ambiente e a reprodução de comportamentos adequados à preservação da vida em todas as suas nuances.

A iniciativa é regida pelo Regulamento do Curso de Formação do Protetor Ambiental, que faz uma descrição do passo-a-passo das atividades e sua realização. O Programa Protetor Ambiental foi reconhecido em fevereiro de 2013 pelo Comando Geral da Polícia Militar, como um programa da instituição por meio da Diretriz Operacional Permanente n°39/Cmdo Geral/2013.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.