Professores recebem primeiro salário após vigência do novo plano de carreira

Nesta segunda-feira (31), os profissionais do magistério de Capivari de Baixo recebem o seu primeiro salário após a aplicação das novas regras criadas a partir da aprovação da Lei Municipal de valorização do magistério e a valorização na carreira.

A lei era muito esperada – e defendida – pelos profissionais há mais de 10 anos. A partir deste mês, então, está se efetivando a valorização de toda a carreira destes profissionais e a inclusão de mais duas letras de acesso aos que estão em final de carreira.

Os profissionais estão sendo valorizados de acordo com as metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação.

A partir de agora, qualquer profissional habilitado com nível superior não ganhará salário inferior R$ 4.641,54, mais o vale alimentação de R$ 500, portanto, um total de R$ 5.141,54. Se incluído o valor da regência de classe (mais 10% sobre o salário base), de R$ 464,16, o salário atingirá R$ 5.605,74. O piso nacional é de R$ 4.420,55.

“A reivindicação era antiga, e agora, nosso governo, após um estudo minucioso de impacto financeiro, conseguiu contemplar a categoria com a efetivação de direitos e de benefícios, que eles vinham ao longo do tempo perdendo, com uma tabela descompatibilizada, uma tabela salarial que tinha complementos, na qual era incluída a regência de classe para cômputo do piso”, esclarece a prefeita Márcia Roberg Cargnin.

O novo plano de carreira entra em vigor após um amplo trabalho envolvendo os setores Contabilidade e Recursos Humanos da Prefeitura. A proposta foi debatida junto com representantes dos professores. Durante o mês de julho, o trabalho foi apresentado à prefeita Márcia pelos profissionais a frente dessa discussão.

Além dos profissionais da educação, em breve serão contemplados também os demais servidores de carreira. Uma proposta de plano de carreira feita por uma comissão de servidores já está sendo avaliada pela Administração, que deverá virar projeto de lei ainda neste segundo semestre de 2023.