Professores da rede municipal de ensino concluem capacitação sobre autismo
Professores da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo concluíram uma formação continuada sobre autismo na última semana. Cerca de 100 profissionais participaram do curso promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. O objetivo era capacitar os docentes para uma melhor atuação com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A formação “O pedagogo e a arte frente ao autismo no ensino regular” foi ministrada pela psicopedagoga e neuropsicopedagoga Soraya De Pieri. Ela também é professora da rede municipal, analista do comportamento para autismo e deficiência intelectual e vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Tubarão e Região (AMA-SUL). A carga horária do curso foi de 40 horas.
Foram abordados temas com habilidades para a alfabetização, manejo de comportamentos disfuncionais em sala de aula, arte como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor da criança com TEA, entre outros assuntos que buscam garantir mais qualidade no ensino.
Além deste curso, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo ofereceu outras duas formações continuadas: “Novos caminhos para a alfabetização e o letramento pós pandemia da covid-19”, com duração de 60 horas, e “Letramento matemático”, com duração de 40 horas. A Fucapsul, em parceria com o Centro Universitário Univinte, foi a instituição contratada para realizar os cursos. As capacitações de professores estão previstas no Plano Municipal de Educação e no Plano Nacional de Educação.