Procon de Capivari de Baixo alerta sobre golpe de compra não reconhecida envolvendo clientes do Nubank

O Procon de Capivari de Baixo alerta sobre um novo golpe que tem como alvo os clientes do bando digital Nubank. A fraude é realizada por meio de um contato falso que pode vir tanto por ligação telefônica quanto por SMS em que os golpistas, fingindo serem da central de atendimento, alertam os clientes sobre supostas compras feitas em seus respectivos cartões.

O contato informa sobre uma compra que supostamente foi realizada pelo cliente e que necessita de sua autorização ou, se não for reconhecida, sugere o seu cancelamento. Se o cliente optar pelo cancelamento da suposta compra, ele é redirecionado para uma falsa central de atendimento, onde passa a conversar com uma pessoa que  orienta a realizar uma série de procedimentos ou pede a confirmação de dados e suas informações bancárias.

Em outros casos relatados, o golpe inicia com um SMS informando sobre compras que o cliente supostamente realizou e orienta para a ligação de um número de 0800 do banco caso não reconheça a transação. O número, porém, é falso e, ao entrar em contato, o cliente acaba sendo vítima do golpe.

A orientação é que os consumidores não cliquem em links, não baixem aplicativos ou façam operações financeiras solicitadas por estranhos via telefone ou mensagem. Os bancos, incluindo o Nubank, não costumam solicitar tais ações de seus clientes. Em caso de dúvidas sobre uma ligação ou SMS referente à empresa, o recomendado é entrar em contato com os canais oficiais de atendimento do banco.

Na maioria das vezes, os números de telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de lojas ou bancos disponíveis na internet são receptivos. Ou seja, eles funcionam para receber ligações, mas não para fazer ligações proativas para os clientes.

Se você suspeitar de alguma atividade estranha em sua conta ou se sentir desconfortável com algum contato recebido, procure informar ao banco no prazo de 24 horas. Após, dirija-se ao Procon para que o órgão esteja ciente e possa tomar as devidas providências.

Lembrando que, segundo a Súmula 479 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), as instituições financeiras são responsáveis pelos danos gerados por fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de suas operações bancárias.

O Procon de Capivari de Baixo está localizado na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Tarcisio Vilella, 583. O funcionamento ao público acontece das 7h às 13, de segunda-feira à sexta-feira. O contato é através do telefone (48) 3623-4002 e 3623-4926.