Prefeitura leva basquete para crianças da rede pública de ensino
Uma nova modalidade esportiva teve início recentemente no Departamento Municipal de Esportes de Capivari de Baixo. Trata-se da escolinha de basquetebol. A parceria firmada entre a prefeitura de Capivari de Baixo por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, e da Fucap Univinte começou na última semana. A nova escolinha tem movimentando alunos da rede municipal de ensino nesta modalidade esportiva.
O projeto oferta o basquetebol de forma gratuita para as categorias feminino e masculino para alunos nascidos entre 2014 a 2018 nas categorias masculino e feminino, e de 2009 a 2013, também nas duas categorias. O objetivo é democratizar o acesso ao esporte como forma de inclusão social, ocupando o tempo livre dos estudantes das escolas do Município e do Estado proporcionando condições adequadas para o desenvolvimento de esportes educativos de qualidade.
Conforme o coordenador de Esportes da prefeitura de Capivari de Baixo, Luiz Ricardo Arboite, essa nova escolinha esportiva é uma grande conquista. “Era uma modalidade que o nosso departamento ainda não tinha e nas primeiras aulas já mostrou ser um sucesso. As aulas têm sido muito bacanas e, é claro, todas as crianças e jovens do Município estão convidados a participar!”, convida.
As aulas de basquetebol são ministradas pelos acadêmicos de Educação Física da Fucap Univinte, Lucca Sartori, Douglas Schimidt e Erick Elias, de segunda às sextas-feiras, das 17h30 às 18h30, na quadra de esportes da Escola Dom Anselmo Pietrulla. Para outras informações basta entrar em contato pelo e-mail esporte@capivaridebaixo.sc.gov.br ou diretamente no Departamento Municipal de Esportes localizado no ginásio Juan Manuel dos Santos.
O basquete caracteriza-se por ser dinâmico e envolve diferentes habilidades físicas como agilidade e coordenação motora dos estudantes. Os benefícios para quem pratica esportes e atividades físicas já são conhecidos. Proporciona bem-estar, saúde, auxilia no tratamento de doenças, sejam físicas ou mentais, além de oferecer uma melhor qualidade de vida. Os hábitos de vida ativa desenvolvidos na infância e na adolescência são importantes, pois podem persistir na vida adulta, contribuindo para um estilo de vida ativo.