Prefeitura intensifica trabalhos e ações visando atenuar efeitos de temporal previsto para as próximas 72 horas
Diversos setores da Prefeitura de Capivari de Baixo estão acompanhando a situação de chuvas persistentes e volumosas previstas para a região durante o fim de semana e estão a postos para atuarem em caso de necessidade. A prefeita Márcia Roberg Cargnin determinou ações de enfrentamento ao lado de secretários e suas equipes.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais entre a sexta-feira (6) e o domingo (8) na maior parte do estado. Neste período, os volumes nas áreas próximas do Rio Grande do Sul, entre o Grande Oeste e Litoral Sul, somam valores por volta de 150 mm.
Ao longo da semana, a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública intensificou os trabalhos de limpeza e desobstrução de valas, córregos e bocas de lobo em vários pontos do município. Cabe ressaltar que este ano já foram realizados dois mutirões de manutenção de bueiros.
As equipes de infraestrutura também ficarão de prontidão caso haja necessidade de intervenções de ordem estrutural, como limpeza ou desobstruções de locais para escoamento da água. O grupo Trilheiros da 4×4 Litoral Sul se colocou a disposição das autoridades para ajudar a retirar pessoas de áreas alagadas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social montou um alojamento no Ginásio Juan Manuel dos Santos, no Centro, com colchões disponíveis caso alguma família precise deixar a sua residência. Uma cozinha provisória também foi montada no local.
A Defesa Civil também possui lonas a disposição de moradores que venham a sofrer com eventuais destelhamentos. Caso necessitem, essas pessoas devem entrar em contato ou procurar o setor de obras na Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública. O telefone para contato é (48) 3623-1622.
Na manhã desta sexta, a prefeita Márcia Roberg Cargnin e o secretário de Proteção e Defesa Civil Ismael Martins visitaram alguns bairros da cidade para averiguar a situação de locais mais preocupantes. A equipe também acompanhou a preparação do abrigo no ginásio.
Em caso de emergência, entre em contato:
- 199 – Defesa Civil;
- 190 – Polícia Militar;
- 193 – Corpo de Bombeiros;
- 3623-1622 – Secretaria de Infraestrutura.
Previsão do Tempo
Segundo a previsão do tempo divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina, nesta sexta-feira (6), a chuva ocorre de forma persistente entre a tarde e noite no Litoral Sul e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Os totais médios de chuva variam de 20 a 30 mm em boa parte do estado e chegam a 50 mm no Litoral Sul. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de vento e granizo.
No sábado (7), a instabilidade se intensifica entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com totais mais elevados nas áreas próximas ao RS, variando de 50 a 100 mm, podendo superar estes valores especialmente no Litoral Sul. Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões.
No domingo (8) são esperados acumulados entre 70 mm e 100 mm, com pontuais acima deste valor, especialmente nas áreas da Grande Florianópolis Serrana, Vale do Itajaí e Meio Oeste. No Litoral e Planalto Sul, a chuva perde intensidade ao longo do dia e os volumes ficam entre 20 e 50 mm. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.
Eventos adiados
Alguns eventos que estavam marcados para ocorrerem durante este fim de semana em Capivari de Baixo foram adiados por causa da previsão de chuvas persistentes. A Secretaria de Saúde cancelou o mutirão de exames preventivos de câncer de mama e câncer de colo do útero que seria feito no ESF Santa Lúcia. A iniciativa será remarcada em breve.
A 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê Divisão “B”, que ocorreria neste sábado em Capivari de Baixo, também foi adiada e transferida para o dia 14 de outubro, sábado da próxima semana. A condição climática e a situação de emergência vivida por alguns municípios inviabilizam a participação e o deslocamento de diversas delegações inscritas no campeonato.
A primeira edição do Dança em Cena – Edição Sul, agendada para os dias 7 e 8 de outubro no Parque Diamante + Energia, em Capivari de Baixo, foi transferida para os dias 4 e 5 de novembro. A decisão foi unânime da produção para garantir a segurança e o conforto do público, bailarinos e fornecedores.
A Coordenação Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) decidiu adiar a realização da segunda fase das provas. A aplicação das avaliações em Capivari de Baixo estava marcada para este sábado (7), na EMEB Dom Anselmo Pietrulla. Uma nova data deve ser anunciada em breve.