Município detecta primeiro foco do mosquito Aedes aegypti em 2025

Agentes de endemias da prefeitura de Capivari de Baixo encontraram 42 larvas do mosquito Aedes aegypti em uma das armadilhas instaladas no município, nessa quinta-feira (23). O foco foi encontrado em uma armadilha no centro da cidade. O mosquito é transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Este foi o primeiro foco registrado em 2025. Como é de praxe ao detectar um foco, as agentes de endemias e comunitárias de saúde iniciaram imediatamente uma varredura na região em um raio de 300 metros a partir do foco encontrado. A varredura serve para verificar se há novos focos dentro do raio proposto. O resultado da varredura será divulgado assim que for concluído.

“Este foco serve de alerta para a comunidade para que reforce as ações de combate ao Aedes. A luta deve ser de todos. A proliferação do mosquito pode ser evitada se a população estiver atenta ao acúmulo de água em depósitos e também em recipientes. É importante promover a limpeza de calhas, piscinas e locais que possam acumular água”, diz o coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Vargas.

Há 74 armadilhas instaladas no município, distribuídas em residências, empresas, comércios, que são vistoriadas semanalmente. Existem ainda 12 pontos estratégicos que são borracharias, cemitério e ferros-velhos. Estes, são monitorados de 14 em 14 dias.

Baldes e pneus são considerados os objetos onde são encontrados o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti. Também é necessário manter a limpeza de quintais, conservar a caixa d’água sempre fechada, lixos mantidos em sacos plásticos, a lixeira fechada e pratinhos de plantas, com areia.

Em 2024 foram encontrados sete focos do Aedes e todos estão descartados.

Para fazer denúncias relacionadas ao tema podem ser feitas diretamente na Ouvidoria do município, no portal oficial do município, ou pelo email: ouvidoria@capivaridebaixo.sc.gov.br.