Prédio da antiga rodoviária vai abrigar centro de treinamentos do Corpo de Bombeiros

A Prefeitura de Capivari de Baixo cedeu o prédio da antiga rodoviária ao 8° Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), com sede em Tubarão. A corporação vai instalar um Centro de Treinamento em Resgate Veicular e Atendimento Pré-Hospitalar no local. A edificação é estratégica, uma vez que, fica ao lado quartel no município.

O termo de autorização de uso do imóvel foi assinado pela prefeita Márcia Roberg Cargnin na tarde desta quarta-feira (9). O ato contou com a presença do comandante do 8º BBM, tenente-coronel Fábio Collodel, do comandante do 1º Grupo de Bombeiros Militar de Capivari de Baixo, 1º sargento Fábio Claudino, além do 1º tenente Greison Rocha Bitencourt, 2º sargento Tiago de Oliveira Florisbal e do 2º sargento Edmar Feliciano de Oliveira.

O Centro de Treinamento em Resgate Veicular e Atendimento Pré-Hospitalar irá atender todas as unidades do 8º BBM com a finalidade de aprimoramento técnico e manutenção de um serviço de excelência nas áreas operacionais da corporação. Bombeiros de todo o estado e, eventualmente, de outras unidades da federação também receberão capacitação do local.

“É uma atividade que o Corpo de Bombeiros faz para atendimento de vítimas de acidente de trânsito, aqueles com maior complexidade, em que as vítimas ficam presas às ferragens e precisam ser resgatadas. Então, ali será um centro de treinamento onde nós faremos a capacitação das nossas equipes nesse tipo de ocorrência envolvendo veículos de pequeno porte, de grande porte e ocorrências de todas as naturezas que envolvam sinistros de trânsito. Essa parceria fará com que nós tenhamos a possibilidade de capacitar as equipes e termos uma qualificação mais adequada para o atendimento desse tipo de emergência”, explicou o 2º sargento Edmar.

“É uma oportunidade de a gente poder ajudar o trabalho de salvamento dos bombeiros. Salvar vidas é um trabalho extraordinário. Me sinto muito lisonjeada de poder colaborar com esse trabalho. Vai ser muito útil para a nossa sociedade”, ressaltou a prefeita Márcia.

Além de ceder o imóvel, a Prefeitura fará o cerceamento do local e o nivelamento do pátio. O Corpo de Bombeiros também vai revitalizar o prédio, realizar melhorias na parte elétrica e na estrutura do telhado. Nas próximas semanas serão realizados os primeiros treinamentos no local, em uma área aberta.