Ponte do bairro Santo André permanece interditada; confira as atualizações sobre as fortes chuvas
A ponte na avenida Nilton Augusto Sachetti, no bairro Santo André, seguirá interditada de forma preventiva após uma de suas cabeceiras apresentar erosão por causa das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. A decisão da Defesa Civil de Capivari de Baixo ocorreu após avaliação de uma equipe técnica realizada na manhã desta segunda-feira (9).
O grupo foi formado por engenheiros da Prefeitura, Amurel, Diamante Energia e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC). Os profissionais constataram que a estrutura apresenta risco e não há segurança para liberar o tráfego de veículos no momento.
Nesta terça-feira (10), um engenheiro especialista em pontes da Amurel estará no local para avaliar e apontar qual a melhor técnica a ser usada para reformar as duas cabeceiras. O objetivo da Administração Municipal é, além de fazer uma manutenção emergencial, realizar uma obra que resolva o problema.
“A nossa responsabilidade é pela segurança das pessoas. Se ficar alguns dias fechada é pela necessidade. Vamos fazer de tudo para que o mais rápido possível possamos realizar o projeto e a reforma dessa ponte e entregar para a população de forma segura. O problema existe e vamos resolver”, afirmou a prefeita Márcia Roberg Cargnin, que esteve no local novamente nesta segunda-feira.
O acesso ao município continuará sendo feito pela BR-101. A empresa TCL, que faz linhas de ônibus entre Capivari de Baixo e Tubarão, está fazendo uma rota alternativa vindo pela BR-101, passando pela avenida Paulo Santos Melo, indo até a rótula do bairro Santo André e seguindo o trajeto de costume.
Atendimentos e limpezas
A Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública iniciou a semana realizando limpeza e manutenção das estradas atingidas pelas chuvas. Algumas equipes atuam em uma operação tapa-buraco emergencial com asfalto frio nas principais vias. Outras trabalham retirando material que cedeu das encostas nos bairros do interior e também na desobstrução das bocas de lobo. Assim que enxugar, será realizado o patrolamento das estradas de chão. Os serviços se estenderão durante a semana.
Atualmente, não há mais pessoas acolhidas no abrigo montado no Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca) pela Secretaria de Desenvolvimento Social. O alojamento foi desmobilizado, no entanto, a estrutura permanece a disposição das pessoas que ainda possam precisar por consequência das fortes chuvas. As cinco famílias do bairro Santo André que tiveram suas casas interditadas já retornaram para suas residências.
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo informa que as aulas na EMEB Santo André e no CEI Odacir Emitério de Oliveira, ambas no bairro Santo André, seguem suspensas nesta terça-feira (10). Nas demais escolas de Capivari de Baixo, as aulas estão mantidas normalmente.
Reunião do Grac
Durante a tarde desta segunda-feira, a prefeita Márcia Roberg Cargnin e sua equipe participaram de uma nova reunião do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) na sede da Coordenadoria Regional da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, em Tubarão. No encontro, foi repassado um panorama da situação atual no município.
As autoridades municipais também receberam orientações para os próximos dias, já que as chuvas retornam à região a partir de quarta-feira (11). O pedido é que todos permaneçam em estado de alerta. Além de mais chuvas durante a semana, a preocupação segue com a possibilidade de deslizamentos e desmoronamentos por causa dos solos encharcados em decorrência dos volumes registrados nos dias anteriores.