Penso, Logo Destino faz o primeiro recolhimento do ano de eletroeletrônicos, pilhas e baterias

A prefeitura de Capivari de Baixo entregou ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) hoje (31) todos os eletroeletrônicos, pilhas e baterias entregues pela população nos últimos meses, no âmbito do Programa Penso, Logo Destino (PLD).  Foram recolhidos 74 kg de resíduos eletroeletrônicos, 44 kg de televisores, 46 kg de pilhas e baterias.

Durante a entrega do material ficou acertado entre integrantes da Comissão Municipal do PLD e do IMA que em junho as agentes comunitárias de saúde passarão por uma capacitação sobre o PLD visando ampliar a divulgação do Programa junto à população. A capacitação será dada pelo coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil. Também está definida que a próxima data de recolhimento de materiais entregues pela população será dia 21 de agosto.

Onde o morador pode entregar seus materiais

Os eletroeletrônicos podem ser entregues no Ginásio Municipal Poliesportivo Juan Manuel dos Santos, no Centro, e no Pronto Atendimento, na Rua Tarcísio Vilela, 1450, Bairro Caçador.

Já as pilhas e baterias, além do PEV no ginásio, também podem ser entregues nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), nos Centro de Educação Infantil (CEI), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Vigilância em Saúde e no Pronto Atendimento. Há ainda um Ponto de Entrega Voluntária de lâmpadas na Câmara de Vereadores.

Motivos para não descartar resíduos inadequadamente

União, Estados e Municípios têm avençado quanto às discussões de uma correta disposição dos resíduos sólidos, em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010, pela Lei nº 12.305.

Os produtos sem uso não podem ser colocados no lixo comum. O perigo no descarte errado desses objetos está na poluição que podem gerar ao meio ambiente. Além disso, podem ocasionar acidentes durante o manuseio pelos coletores de lixo.

O PLD foi idealizado pelo IMA com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina​. A ação tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o Estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

O PLD tinha a meta de conquistar até o final de 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Mas o IMA mudou sua estratégia e abriu a possibilidade de adesão para municípios de até 50 mil, com isso o Instituto fechou o ano com 245 aderidos. Capivari de Baixo foi o único município com população superior a 20 mil a aderir, ainda em 2022.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones 3621-4400 ou 3621-4437 ou ainda pelo e-mail: dep.meioambiente@capivaridebaixo.sc.gov.br.