Passeata de conscientização sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é organizada

Para fortalecer a conscientização da sociedade acerca do combate contínuo ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, dentro da programação da Campanha “18 de Maio Faça Bonito”, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), promove nesta sexta-feira (17), uma caminhada. A ação é alusiva a data, que chama a atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A concentração para a passeata será em frente ao Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca), às 14 horas. O encerramento ocorrerá na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A iniciativa terá a presença de alunos e servidores do Ceaca, conselheiros tutelares, do Cras, Creas e funcionários da Apae.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, de apenas 8 anos. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973. Em caso de suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes, denuncie: Disque 100 – Direitos Humanos ou no Conselho Tutelar.

A violência sexual infanto-juvenil pode ocorrer em várias idades. O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar qualquer ato de natureza sexual, com ou sem contato físico. Já a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.