Parceria entre Assistência Social e Senar permite oferta de cursos de capacitação
A administração Municipal de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, segue em busca de alternativas para capacitar a população. Neste caso, as mulheres atendidas e assistidas em grupos terão a possibilidade de participar de cursos oferecidos pelo Senar.
Em um primeiro momento serão ofertadas as formações de bordado e pintura em tecido, além de conserva de frutas, hortaliças, temperos e massas. O início do curso de bordado será a partir de abril.
Deverão ser ofertados estudos sobre processamento de carne de frango e suína, jardineiro, aproveitamento integral de alimentos e confeitaria. A principal finalidade é possibilitar a inserção no mercado de trabalho e também o desenvolvimento de atividades que possam incrementar a renda dessas famílias.
Conforme a coordenadora dos grupos de idosos e grupos de mulheres, Marilene Duarte Cardoso, a Dadá, os cursos deverão contar com 16 participantes e são voltados para a melhoria de vida das famílias. “Além do incentivo para ampliação da renda familiar e o desenvolvimento da integração e fortalecimento de vínculos, é uma terapia para as participantes, que além de aprenderem se divertem ao longo das aulas”, enfatiza.
A capacitação será ministrada por profissionais do Senar de Tubarão. Todos os participantes dos cursos recebem certificado de formação. Os cursos são gratuitos.
O Senar é uma instituição vinculada à Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em nível nacional, e às Federações de Agricultura, em nível estadual. Em Santa Catarina, o Senar está vinculado à Faesc, administrado por um Conselho formado por representantes da própria Faesc, Ocesc, Agroindústrias, Senar – Administração Central e Fetaesc. Seu objetivo é realizar a educação profissional, a assistência técnica e gerencial e as atividades de promoção social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.