Palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata é ministrada no Centro de Convivência da Terceira Idade
Como parte das ações propostas para o Novembro Azul, a administração municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu uma roda de conversas sobre a prevenção e o combate ao câncer de próstata para os homens do grupo dos idosos. O evento ocorreu no Centro de Convivência da Terceira Idade e foi ministrado pelo médico Lucas Felácio.
Com o objetivo de contribuir para a informação e divulgação da Campanha Novembro Azul, o palestrante enfatizou a grande importância de realização de exames para diagnosticar a doença em estágio inicial, facilitar o tratamento e ampliar as possibilidades de cura. “Todos gostaram muito de conversar sobre o assunto. Muitos afirmaram que estão se cuidando e fazendo exames regulares. A ação incentivou outros idosos a se cuidar melhor”, enfatiza o profissional de medicina.
O câncer de próstata é um dos principais problemas de saúde entre os homens, mas com exames regulares e prevenções é possível detectar precocemente e tratar com eficácia. “É necessário que muitos homens façam o exame, deixem de lado o ‘preconceito’ e incentivem os seus amigos e familiares a tomarem essa atitude. Juntos podemos fazer a diferença e salvar vidas. O câncer de próstata é um assunto sério. Vamos cuidar da nossa saúde e compartilhar esta mensagem para quem amamos”, assegura Lucas.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha.
Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.