Outubro Rosa: a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher é tema de roda de conversa na Terceira idade

Rodas de conversa serão promovidas para as mulheres dos grupos de idosos nesta semana no Centro de Convivência da Terceira Idade. As rodas de conversa serão mediadas pelas enfermeiras da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Adriana Elias e Eliane Mazzuco, que abordam a importância do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama e câncer do colo de útero.


A secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Marilene Cardoso Duarte, a Dadá, ressalta que é importante que a informação chegue de forma correta e acessível para as integrantes dos grupos. “Elaboramos ações de conscientização para as nossas idosas. Este encontro é para que elas entendam mais sobre a doença e se sintam seguras para abordar o assunto e procurar um profissional. Porque é a informação que leva as pessoas à tomada de decisão consciente”, observa.


O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca conscientizar sobre o câncer de mama e de colo de útero. Surgido na década de 1990, a iniciativa promove a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante todo o mês de outubro, diversas campanhas são realizadas para informar a população sobre os cuidados necessários.


Durante o Outubro Rosa, diversos eventos são organizados para sensibilizar e informar. Palestras, caminhadas, iluminação de monumentos e ações nas redes sociais são alguns exemplos. Essas atividades ajudam a disseminar informações vitais sobre os sinais e sintomas do câncer de mama e a importância dos exames periódicos.


No Brasil, a campanha do Outubro Rosa iniciou em 2002. O movimento promove mamografias e exames preventivos. Municípios iluminam monumentos com luz rosa e realizam palestras e caminhadas. A participação de entidades governamentais e privadas contribuiu para expandir a conscientização e promover ações preventivas contra o câncer de mama.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.