Oito escritores regionais prestigiam encerramento de projeto de incentivo à leitura

Oito dos 12 escritores da região que tiveram obras suas usadas como base para os estudos feitos pelos estudantes das escolas EMEB Dom Anselmo Pietrulla e EMEB Santo André, em Capivari de Baixo, no projeto “Ler para melhor escrever – conhecendo a literatura através dos escritores regionais”, estavam presentes no encerramento das atividades do projeto neste ano.

A conversa entre autores e estudantes aconteceu no auditório da EMEB Dom Anselmo nesta quarta-feira (16) de manhã. O tema do projeto é “O amor gera inclusão e respeito”. A iniciativa é desenvolvida pela Academia Tubaronense de Letras (Acatul) nas escolas.

Os escritores discorreram sobre questões relacionadas à literatura, à escrita e à leitura de modo geral, e sobre a importância que elas têm na formação pessoal de cada um.

Vencendo a timidez de falar em público, alguns alunos contaram suas experiências com a leitura das obras dos escritores regionais.

O objetivo do projeto é despertar continuamente o potencial literário dos alunos. A Acatul ressalta que a escrita e a leitura de poemas, crônicas, contos, romances e outros gêneros literários aguçam a sensibilidade humana, agregando valor na competência ampla, refletindo na disciplina de estudos. O programa ocorreu durante quatro meses nas duas escolas do município.

A última vez que os alunos tiveram a oportunidade de conversar pessoalmente com escritores foi no último dia 5 de julho, quando as duas turmas do nono ano do período matutino da EMEB Dom Anselmo Pietrulla receberam os escritores José Warmuth Teixeira, Marilene da Rosa Lapolli e Gilmar Correa.

Hoje os três vieram novamente, acompanhados também dos autores Edla Zim, Renata Dal Bó, Jussara Bittencourt Sá, Maristela Patrícia Bettiol e Alexandre Bittencourt.

Também estavam presentes à conversa literária a articuladora do projeto na escola Dom Anselmo, professora de Língua Portuguesa e Literatura, Magali Pickler Isidoro Pereira, a professora Vera Maria Laureano Koenig, articuladora do projeto na EMEB Santo André, a diretora da Dom Anselmo, Maria Conceição Oliveira de Sousa (Tonega), a diretora da EMEB Santo André, Carina de Souza, a professora assistente Rosana Cardoso da Silva e o professor de História, Frank Medeiros Calegari, que trabalharam no apoio e acompanhamento do projeto.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Fabíola Farias Silveira, e a diretora do Ensino Fundamental Aline Bitencourt Domingos também prestigiaram o evento.

“A continuidade do projeto no ano de 2024 está garantida. “Entendemos que o projeto não acabará por aqui. Fazemos questão de apoiar sua continuidade no ano que vem, e quem sabe, mais e mais alunos possam ter o privilégio de ler essas histórias e conseguir discuti-las com os próprios autores, pois é um dos principais desafios a ser enfrentado pela escola: motivar os alunos para a prática da leitura. A leitura é essencial para agir com autonomia nas sociedades letradas”, avalia a secretária de Educação, Fabíola Silveira.

Sobre a Acatul

A Academia Tubaronense de Letras (Acatul) foi fundada em 29 de agosto de 2000, por iniciativa de 18 escritores, definindo em seu estatuto 30 cadeiras. Exerce o papel no apoio e cultivo das Letras. Sua sede atual está situada na Casa de Cidade, no Centro de Tubarão. Desde a sua fundação, a Acatul vem colocando como prioridade integrar-se à comunidade tubaronense e regional no que se refere à cultura e à arte, em suas múltiplas faces. Cumpre, ainda, destacar o empenho em buscar espaços de parcerias junto às instituições educacionais e de natureza diversas, com ênfase para as escolas.