Vigilância em Saúde começa a verificar carteiras de vacinação na rede municipal de ensino nesta quinta-feira (13)

Técnicos da Vigilância em Saúde de Capivari de Baixo começam, nesta quinta-feira (13), a fazer a verificação das carteiras vacinais dos alunos da rede municipal de educação. A ação segue na sexta-feira (14). O trabalho inicia pela EMEB Dom Anselmo Pietrulla, em duas etapas: a primeira, voltada somente para os alunos até o 4º ano. A segunda etapa, ainda sem data definida, para os alunos do 5º ao 9º.

“Deixamos as datas das idas às escolas não definidas porque precisamos respeitar o cronograma de atividades das escolas, que difere de uma unidade para outra. Então, preferimos ir contatando uma a uma e fazer a verificação no momento que é possível”, informa a coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Zabot.

Os alunos até o 4º ano que não estiverem com as vacinas em dia levarão para casa junto aos seus materiais de aula um aviso aos pais para que levem seus filhos a uma Sala de Vacina mais próxima.

Já os estudantes entre o 5º e 9º ano serão imunizados na escola, e para isso as unidades de ensino vão solicitar aos pais que, além das carteiras de vacinação, enviem também a autorização para vacinar seus filhos.

Prevenção

Depois da EMEB Dom Anselmo Pietrulla o trabalho prosseguirá em todos os Centros de Educação Infantil e escolas de Ensino Básico do município.

“Estar com as vacinas em dia significa reduzir a índices muito baixos a possibilidade de a criança ser acometida por alguma doença mais séria. Os pais precisam ter este senso de responsabilidade sobre a vida de seus filhos. A vacina é prevenção”, argumenta Caroline.