Agentes de Saúde e de Endemias recebem kits com equipamentos de aferição que serão usados nas visitas às famílias

A agentes comunitárias de saúde e agentes de endemias de Capivari de Baixo terão nesta quarta-feira (12) uma aula prática referente ao 26º fascículo – e último – do curso de nível Técnico em Agente Comunitário de Saúde, iniciado em 2022 por meio de atividades em Educação a Distância (EAD) e de atividades práticas presenciais. Foram mais de 1,2 mil aulas de atividades teóricas e práticas, presenciais e a distância.

 

Na última sexta-feira (07) parte das agentes recebeu kits contendo aparelhos de pressão arterial digital, glicosímetro, termômetro e oxímetro. O restante do lote de kits foi entregue nesta terça-feira (11) e contempla as agentes que ainda não tinham recebido o material.

 

A partir da formatura das agentes, que deve ocorrer em agosto, elas estarão habilitadas a realizar diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica.

 

Também poderão desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica e realizar ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias.

 

Os  kits fazem parte  do Programa Saúde com Agente,  de iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). É o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do País.

 

O Programa foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para agentes de saúde em todo o Brasil.

 

A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.