Capivari de Baixo reforça ações na Educação e prepara alunos para avaliação nacional

A Secretaria da Educação de Capivari de Baixo vem realizando uma série de ações para melhorar a qualidade de ensino do município. Um desses trabalhos é a preparação dos estudantes da rede municipal de ensino para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em 2023, os exames serão aplicados em outubro.

A cada dois anos, alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública realizam uma prova padronizada, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), que serve para avaliar o rendimento das unidades de ensino do País. A avaliação testa o conhecimento dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Até 2018, ela se chamava Prova Brasil. A partir da edição de 2019, a avaliação passou a ter o nome de Saeb, sistema que existe desde os anos 1990 e que, agora, nomeia o conjunto de avaliações da Educação Básica. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Ciente da importância desta avaliação, a Secretaria de Educação vem ofertando Cursos de Formação Continuada aos seus profissionais na área de alfabetização e letramento na Língua Portuguesa e na Matemática.

Em junho, a Secretaria também realizou simulados das provas do Saeb com os alunos do 1º ao 9º ano. O objetivo é familiarizar os estudantes com a estrutura e o estilo da avaliação. Todos os alunos, não somente os que farão a prova em outubro, participaram da iniciativa. Desta forma, os gestores municipais fazem um aproveitamento maior a nível quantitativo e qualitativo dos estudantes em longo prazo.